Mobilizações reforçam protesto contra Leilão do Petróleo

15/05/2013

Petroleiros realizaram atos e panfletagens contra a 11ª Rodada do Leilão do Petróleo, na última segunda-feira (13), nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. A ação integra o calendário de mobilizações contra a entrega do petróleo. As entidades que compõem a campanha O Petróleo Tem que Ser Nosso lutam para barrar o leilão e garantir que o produto seja 100% estatal.

No Rio de Janeiro, a CSP-Conlutas e os petroleiros participaram da ocupação da sede da Agência Nacional do Petróleo (ANP), onde cerca de 150 manifestantes tomaram o saguão dos elevadores da entidade. em Brasília aconteceu a ocupação do Ministério das Minas e EnergiaManifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Movimento Camponês Popular (MCP) e Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), além de quilombolas e trabalhadores da Federação Única dos Petroleiros (FUP), protestaram contra os leilões para exploração de petróleo e privatização de barragens. Em São Paulo, foi realizado um ato em frente à Bolsa de Valores.

Nesses atos foi feita a exigência do cancelamento da 11ª rodada de licitações para exploração do petróleo e gás. Petroleiros, entidades do movimento social, sindicatos e a CSP-Conlutas ainda realizaram terça-feira (14) um ato contra a entrega do petróleo, no Rio de Janeiro.

Leia mais informações no boletim da Federação Nacional dos Petroleiros.

Leia Também