Governo se compromete a marcar retomada da negociação nesta quinta (16)

15/05/2013

Ao entregar à Coordenação de Ensino Superior (Codes), no dia 10 de maio, o documento com as propostas consensuais aprovadas pelos docentes nas assembleias, o Fórum das ADs deu o prazo até a última terça (14) para que os representantes do governo se pronunciassem sobre a retomada imediata do diálogo. Entretanto, o coordenador da Codes, Nildon Pitombo, pediu que a data fosse adiada para esta quinta (16), em função de “razões técnicas próprias da Mesa Setorial”.

Preocupado, o Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) entende que a ampliação do prazo para responder não é o mais grave, já que a principal expectativa é sobre a data do agendamento da reunião. Contudo, a ampliação do prazo pode representar um risco porque pode refletir no adiamento da nova reunião da Mesa de Negociação. Da parte do MD, foi agilizada a reflexão e a decisão sobre a nova proposta. Agora, é necessário que o governo também se apresse para apresentar uma resposta. Mais uma vez, ele tenta usar artifícios para atrasar a discussão da demanda dos docentes. A categoria encontra-se mobilizada e pronta para avaliar a deflagração da greve. Na Uefs, o ponto de pauta será discutido em assembleia convocada para o dia 23 deste, às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV.

Outros encaminhamentos foram indicados pelo Fórum das ADs para o dia da reunião com os representantes do governo, a exemplo de aula pública em frente ao local da realização do encontro. A campanha de mídia vai se intensificar com a divulgação de outdoors alusivos à campanha salarial em cidades onde existem campi das Ueba (Universidades Estaduais da Bahia) e com a veiculação de sopts nas rádio e entrevistas à imprensa sobre o andamento das negociações.

Leia Também