58º Conad será realizado em julho

06/05/2013

O 58º Conselho do Andes-SN (Conad) acontecerá entre os dias 18 e 21 de julho, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. O encontro será organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm). O evento tem como atribuições exercer as funções de conselho fiscal do Sindicato Nacional, regulamentar e atualizar os planos de lutas aprovados no Congresso, dentre outras ações.

O tema geral deste ano é Andes-SN: Sindicato de luta, ampliando a organização da categoria e a unidade classista dos trabalhadores. A convocatória do evento, encaminhada na última semana, divulga os prazos para envio das contribuições ao caderno de textos, normas de padronização dos documentos, critérios para eleição de delegados e as datas de credenciamento prévio. Os textos das seções sindicais e dos sindicalizados deverão ser enviados à sede do Sindicato Nacional até o dia 5 de junho.

Grupos mistos e plenárias discutirão os seguintes sub-temas: Movimento Docente  e conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 32º Congresso; Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores; além de Questões organizativas e financeiras.

GREVE NA ESTADUAL DA PARAÍBA

Em assembleia realizada no dia 30 de abril, os professores da Universidade Estadual da Paraíba (Uepb) decidiram manter a greve em busca de negociação das reivindicações da categoria. Uma nova assembleia geral está marcada para esta segunda-feira (6), para reivindicar a garantia da data-base e reposição das perdas inflacionárias de 2012, de 5,83%.

A nova proposta apresentada pelos docentes de 5,83% - que substituiu a anterior de 17,7% - foi uma tentativa da categoria de reabrir o diálogoEntre outros encaminhamentos, a assembleia do dia 30 aprovou a realização de atos públicos e panfletagem; protocolo de decisões e pedidos de audiências com o reitor Rangel Júnior e com o governo do estado; unificação da luta em defesa da Uepb com estudantes, técnicos e docentes; garantia da regulamentação dos reajustes concedidos por resolução da universidade; dentre outros pontos.

Leia mais notícias no Informandes.

Leia Também