Funcionalismo público paralisa dia 25 de abril e faz Ato na governadoria

22/04/2013

Com a presença de dezenas de entidades representativas, foi realizada na sexta (19), na sede da Associação dos Servidores Públicos (Asfeb), em Salvador, uma plenária para discutir o problema da indefinição do governo quanto ao reajuste linear que visa repor as perdas inflacionárias do ano anterior que, segundo o Indice de Preços ao Consumidor (IPCA), calculado pelo Ibge, é de 5,84%.

Muitas foram as intervenções que denunciaram a política de desrespeito do governador Wagner para com o funcionalismo, marcada pelo arrocho salarial, descaso para com as reivindicações, precarização das condições de trabalho e pela tentativa de privatizar os serviços de saúde. Também foi pontuado o cinismo dos dois discursos, pois quando se trata de auto elogiar-se, alardeia que a economia baiana vai bem e que sua gestão é a melhor que a Bahia experimentou, mas quando se trata da melhoria dos serviços públicos e das condições de trabalho dos servidores, nunca recursos disponíveis e vem sempre a desculpa das dificuldades de caixa, da crise etc.

Como definido pela assembleia, a Adufs participou desta plenária e, além de relatar a luta que o MD baiano vem travando, exortou o conjunto dos servidores a se mobilizar. Após as discussões, foi aprovada uma paralisação no dia 25 de abril, com um Ato em frente à governadoria, no CAB, a partir das 9 horas. Apoiando esta ação, juntamente com as outras Associações Docentes, e mesmo considerando o fato da Uefs não funcionar neste dia por conta do feriado de Micareta, a Adufs convoca os docentes a estarem presentes no Ato, pois a paralisação unificada pode ser o primeiro passo para a construção de um movimento significativo que leve o governo a ter que conceder a reposição inflacionária em sua totalidade e retroativa a janeiro de 2013. Para organizar a ação, foi convocada nova plenária para o dia 22, às 16 horas na Asfeb.

Leia Também