Diretoria define ações imediatas pelo reajuste linear

15/04/2013

Campanha de mídia com utilização de outdoor, spot de rádio e nota em jornal impresso foram as ações encaminhadas durante reunião da diretoria da Adufs, na última quarta-feira (10). A proposta pretende questionar a morosidade do pagamento do reajuste linear (5,84%) - que repõe as perdas causadas pela inflação - e exigir a retroatividade a janeiro de 2013. A expectativa é de que outros sindicatos de servidores públicos também comecem a cobrar uma resposta imediata do governo.  Até o momento, poucos se manifestaram.

Tudo que se sabe até agora sobre o reajuste linear tem deixado a questão muito nebulosa e, para completar, a Assessoria de Comunicação do governado veiculou uma notícia que agravou a incerteza sobre o índice e o prazo de sua validade. A ideia do Fórum das ADs é levantar essa bandeira juntamente com as outras reivindicações salariais em andamento.

O diretor da Adufs, Edson Espírito Santo, lembra que, na primeira reunião com o governo, em 8 de janeiro, “nos foram apresentados, inclusive, os cálculos do impacto orçamentário da reposição inflacionária para os docentes das quatro Ueba. Naquela época, como o índice previsto era 5,7%, o valor alcançaria, em 2013, R$ 32 milhões. Também nos foi dito que tal reajuste seria retroativo a janeiro. Posteriormente, na reunião de 27 em março, a conversa mudou e tanto o índice quanto o prazo de sua validade estariam em aberto”.

Novamente, a desculpa da baixa arrecadação vem à tona. Em contrapartida, quando se fala da eleição de 2014, o governo logo sabe mostrar dados de como sua política econômica faz a Bahia “crescer” e o quanto “fazem mais para quem mais precisa”.

Uma leitura atenta dessa realidade mostra a falácia do discurso oficial de acordo com sua conveniência. Segundo a entidade representativa dos Auditores Fiscais (IAF), a não concessão do reajuste linear é uma opção política e uma “má vontade” do governo baiano. Veja a nota do IAF.

Leia Também