Esta quarta (28) é Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto

28/09/2022

Ouvir a matéria:

Neste 28 de setembro, Dia de Luta pela Descriminalização e Legalização do Aborto na América Latina e Caribe, acontecerão atos públicos, debates e outras iniciativas em diversas cidades para abordar o tema e defender o aborto legal, seguro e gratuito. O aborto é uma questão de saúde pública. Mais de 800 mil são realizados a cada ano no país, a maioria deles em condições inadequadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 300 mil mulheres morrem por ano, no Brasil, em consequência de problemas decorrentes de abortos mal realizados.

 

A organização aponta que a proibição e a criminalização não diminuem o número de abortos, e além disso provocam o aumento do número de mortes e complicações, especialmente entre mulheres pobres e negras, que não têm acesso às clínicas privadas e a procedimento seguro. As ricas pagam pela segurança e discrição. 

 

No Brasil, o aborto só não é qualificado como crime quando ocorre naturalmente ou quando praticado por médico capacitado em três situações: em caso de risco de vida para a mulher causado pela gravidez, quando a gestação é resultante de um estupro ou se o feto for anencefálico. Contudo, o governo ataca o direito de acesso aos serviços de aborto legal no país.

 

O Setorial de Mulheres da CSP-Conlutas realizará a Aula Pública Pela vida das mulheres, porque precisamos legalizar o aborto no Brasil, que acontecerá em formato virtual, com espaço aberto para a participação de *todes interessades* e *todas interessadas*. A atividade acontecerá em 8 de outubro, dividida em blocos temáticos com tempo previsto de duração das 14 às 20h. A ação do Setorial visa reunir especialistas das áreas da saúde, jurídica, representações de trabalhadoras e trabalhadores, de movimentos de luta contra opressões, parlamentares e representações partidárias, com o objetivo de discutir o tema neste mês que levanta a bandeira sobre o aborto e direitos das mulheres.

 

Fonte: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também