Julho das Pretas é construção coletiva em defesa de pautas das mulheres negras

17/07/2025

Criado em 2013 pelo Odara - Instituto da Mulher Negra, organização feminista sediada em Salvador (BA), o Julho das Pretas é uma ação de incidência política que envolve organizações de todo país. Mais do que um mês para dar visibilidade às pautas de reivindicações das mulheres negras, o Julho das Pretas se configura como um período de fortalecimento dos movimentos, numa perspectiva propositiva para a criação de estratégias coletivas de enfrentamento. A escolha do mês teve como referência o 25 de julho, Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e Dia Nacional de Tereza de Benguela.


As ações orquestradas para este mês, se diferenciam das demais datas pelo desenvolvimento de mobilizações conjuntas, que rompem com um modelo recorrente de segmentação das lutas para fomentar a solidariedade entre movimentos. Solidariedade esta que se confirma como uma importante ferramenta no combate ao racismo. Com uma agenda que contempla atividades em diversas modalidades, o tema que orienta as ações deste ano - 13º edição do Julho das Pretas -, é Marcha das Mulheres Negras por Reparação e Bem Viver, o mesmo tema da 2º Edição da Marcha que ocorrerá em 25 de novembro de 2025 e pretende reunir um milhão de mulheres negras, em Brasília.


Junto ao Grupo de Trabalho de Políticas de Classe para Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) local, a Adufs integra as ações deste mês com uma campanha que reunirá depoimentos de docentes negras que somam na luta por maior representatividade e inclusão da diversidade étnicorracial na Educação Superior e em outras áreas de atuação.

Leia Também


Nota de Pesar - Sr. Rafael Rodas Vera

Com enorme pesar, a Adufs comunica o falecimento do senhor Rafael Rodas Vera, pai do professor do Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF/UEFS), Rafael Rodas Vera Filho. O velório será ...

Saiba mais