Diretorias da Adufs e do Sintest reúnem-se com servidores que utilizam o transporte Salvador-Feira de Santana

06/05/2022

Ouvir a matéria:

Reunião aconteceu na sala da Adufs

Empenhadas em resolver, de forma célere, o impasse envolvendo o transporte utilizado no traslado entre Salvador e Feira de Santana, as diretorias da Adufs e do Sintest reuniram-se com servidores e servidoras da universidade, na quinta-feira (5), na sala da Associação. O encontro aconteceu um dia após mais um desgastante episódio com os servidores que utilizam o serviço e que, novamente, enfrentaram o problema da falta de vagas para todos, conforme denunciado pela diretoria da Associação. 

 

Logo no início da reunião, a diretoria da Adufs informou sobre o encontro, na quarta-feira (4), com a Administração Central da Uefs para tratar sobre o tema e pontuou que os diretores reafirmaram a decisão da assembleia de cumprimento da decisão judicial que garante o transporte para servidores/as docentes, técnicos e analistas. Ainda avisou que no encontro com os gestores da instituição, registrou a decisão dos professores de que se alguém fosse impedido de acessar o transporte por falta de vagas, os demais não permitiram a saída do ônibus.

Aqueles que se pronunciaram na reunião ocorrida quinta-feira (5) reclamaram do desgaste físico e emocional causado pela espera sem a certeza do embarque e pontuaram que nos próximos dias deve crescer a procura pelo transporte, haja vista o retorno, às atividades presenciais, dos servidores com comorbidades, gestantes e dos aprovados no concurso público. Alguns também denunciaram o aumento no número de poltronas no ônibus, diminuindo o espaço entre os assentos. A ampliação da capacidade de passageiros, que conforme alguns docentes saiu de 42 para 50, causa desconforto e precariza as condições de trabalho da categoria. Uma outra observação feita pelos presentes foi a necessidade de reduzir o número de passageiros, de forma a redistribuir a quantidade de servidores atualmente circulando em cada veículo, por conta dos riscos ainda impostos pela Covid-19.

 

Os presentes ao encontro encaminharam que a Administração Central da Uefs cumpra a decisão judicial, resultado de Mandados de Segurança impetrados pela diretoria da Adufs e por mais de 39 docentes que requereram nova ação judicial, e garanta o transporte entre Salvador e Feira de Santana para todos. Ainda foi decidida a identificação daqueles que utilizam o serviço através de crachá ou contracheque.

 

A apresentação de documento comprobatório para acesso ao transporte utilizado no traslado entre Salvador e Feira de Santana foi proposta diante do uso do serviço por novos servidores, o que dificulta a identificação por parte dos motoristas e até mesmo dos próprios colegas, e do crescimento dos índices de violência no Estado. Relatos de coação e tentativas de assalto reforçaram o encaminhamento. Um dos momentos de insegurança vivido pelos docentes, em 2018, chegou até a diretoria da Adufs, que acompanhou atentamente o caso.

 

Na quinta-feira (5), também conforme indicado na reunião, a diretoria da Adufs enviou um ofício à Reitoria da universidade, informando os seguintes encaminhamentos: que a Reitoria agende uma reunião com a Adufs e o Sintest para discutir o contrato do transporte; cumpra, de forma permanente, a oferta do deslocamento; e que comunique a necessidade de identificação daqueles que utilizam o serviço.

Leia Também