Categoria defende ampla discussão da gestão nas Ueba

04/12/2012

Cerca de 30 propostas foram elaboradas para a construção do Plano de Lutas durante o XI Encontro dos Docentes das Ueba, que centrou as discussões nos temas Financiamento, Gestão Democrática, além de Carreira e Saúde do Trabalhador.

Em se tratando da Gestão Democrática, de acordo com o Movimento Docente (MD) das Ueba, a autonomia didático-científica da universidade implica na transparência e visibilidade em todos os setores, na garantia de espaços para a comunidade acadêmica participar do planejamento e das deliberações e na demarcação de canais para a discussão das questões relativas à vida da universidade.

O Relatório Consolidado do tema consta diversas ações, dentre as quais, a intensificação da luta para a garantia da autonomia universitária prevista na Constituição federal e estadual; revogação da lei 7176/97; a garantia da rediscussão dos critérios das eleições diretas no âmbito das universidades para reitor, diretor e coordenador; a luta pela implantação da gestão democrática na universidade, garantindo a convocação de congressos estatuintes de forma paritária e a luta pela autonomia da gestão financeira com, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI), uma das grandes bandeiras do Movimento Docente (MD) das Ueba.

Segundo Jucelho Dantas, um dos coordenadores do XI Encontro dos Docentes das Ueba e diretor da Adufs (Associação dos Docentes da Uefs), a abordagem do tema Gestão Democrática é necessária para que cada categoria da universidade discuta o assunto e divida a responsabilidade de distribuição do orçamento das Ueba com as reitorias.

“Na Uefs temos o Orçamento Participativo (OP), o Comitê de Acompanhamento Permanente (CAP) e o Conselho de Orçamento Participativo (COP), o que facilita a participação de professores, alunos e servidores técnicos nos debates sobre a aplicação do orçamento na universidade. Com o GT, o MD contribui para que a discussão de sistemas semelhantes comece a acontecer nas outras instituições baianas”.

De acordo com Zózina Almeida, coordenadora do Fórum das ADs e também membro da coordenação do XI Encontro dos Docentes das Ueba, o evento é de grande importância para a categoria porque aprova e encaminha políticas que nortearão ações em defesa das universidades estaduais da Bahia para os próximos dois anos.

“Aqui aprovamos as ações para o Plano de Lutas. As propostas são encaminhadas para apreciação do Fórum, que avalia as estratégias para a implantação do Plano e indica para avaliação das assembléias. O encontro atualiza as reivindicações dos professores das Ueba e aponta caminhos para as lutas futuras”, acrescenta o professor Alexandre Galvão, coordenador da Adusb e membro da coordenação do XI Encontro.

O XI Encontro dos Docentes das Ueba começou sexta-feira (30/11) e terminou domingo (02/12), na Uneb, em Salvador.

Leia Também