Professores aprovam Plano de Lutas

03/12/2012

A articulação da classe trabalhadora para fortalecer a luta contra o governo foi a tônica do discurso de abertura do XI Encontro dos Docentes das Ueba, que começou sexta-feira (30/11) e terminou domingo (02/12), na Uneb, em Salvador. Na ocasião, também foi instalada a plenáriade aprovação do Regimento do evento.

O Encontro abordou os temas Financiamento, Gestão Democrática, Carreira e Saúde do Trabalhador, discutidos através de plenárias e Grupos de Trabalho (GTs). Ao final do evento, realizado a cada dois anos, os professores aprovaram um documento que contém as ações para o Plano de Lutas com as deliberações definidas por cada um dos grupos. As propostas são encaminhadas para apreciação do Fórum, que avalia as estratégias para implantação do Plano e indica para apreciação da categoria em assembleia.

O diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Belém (STICMB), estado do Pará, e membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP Conlutas, Atnágoras Teixeira Lopes, proferiu palestra sobre Conjuntura Nacional e disse que, em 2013, a expectativa anual de crescimento no Brasil não atingirá 2%. A afirmativa, segundo Teixeira, é justificada, principalmente, em função de “o governo utilizar 50% do orçamento brasileiro para pagamento da dívida pública, forçando o processo de privatização das estatais e de entrega dos recursos nacionais ao mercado estrangeiro”.

Atnágoras Teixeira ainda elogiou a iniciativa do Fórum das ADs de promover o Encontro das Ueba e reunir professores, estudantes e servidores técnicos para discutir demandas de interesse das três categorias.

“O Encontro das Ueba é de extrema importância, pois discute e encaminha temas de interesse não só dos docentes, mas de estudantes e servidores técnicos das Ueba. Também discute como andam as universidades e de que forma o governo da Bahia vem tratando o ensino público superior”, avalia Sheila Nascimento, coordenadora de Imprensa e Comunicação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), campi Jequié. 

Segundo Enoque Matos, coordenador executivo da Liga Unificada dos Trabalhadores em Educação no Ensino Básico do Sudoeste da Bahia (Lute), “durante o evento vimos o quanto é importante ampliar essa discussão e se apropriar dos instrumentos necessários para o embate com o governo. A participação neste evento, do ponto de vista da formulação, permite quea gente possa pensar numa estrutura que atue junto aos professores do ensino básico, de forma a garantir uma maior participação da categoria e, até mesmo, qualificá-la para o processo de greve”.

Veja fotos do XI Encontro dos Docentes das Ueba na Fan Page da Adufs.

Leia Também