Professores das UEBA fazem Dia Estadual de Luta terça-feira (9)

02/10/2012

O Fórum das ADs indicou uma agenda de atividades para mobilizar a categoria, fortalecer a campanha salarial e pressionar o governo para receber o Movimento Docente. Entre as atividades previstas está o Dia Estadual de Luta, em 9 de outubro. Serão realizadas mobilizações e assembléias em cada uma das quatro universidades estaduais da Bahia. Na Uefs, a Adufs fará panfletagem no Pórtico da universidade e café da manhã, às 7 horas. Na ocasião, os professores denunciarão o descaso do governo Wagner com a educação pública na Bahia e, em particular, a falta de compromisso com a Educação Superior, haja vista que o Fórum das ADs protocolou a pauta de reivindicações do MD no dia 14 de junho deste ano e, até o momento, não foi convocado para uma negociação

Ainda no dia 9 de outubro, às 16h45, acontecerá a assembleia dos professores, no Auditório 3, Módulo IV. Nela, os docentes irão avaliar o calendário de mobilização para o ano de 2012, que foi indicado pelo Fórum das ADs, com a possibilidade de paralisação das atividades acadêmicas nos dias 24 de outubro e 22 de novembro, realização de Ato Público em frente à governadoria, dentre outras ações.

Os professores reivindicam reajuste de 28%, equiparando à remuneração dos docentes da Universidade Estadual do Ceará, atualmente a maior do Nordeste; revogação da Lei 7176/97 e a destinação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos para o orçamento das Ueba, já a partir de 2013.

O Fórum também prevê outras atividades para reforçar a campanha salarial, a exemplo do XI Encontro dos Docentes das UEBA, que deve acontecer entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro deste ano.

Toda a campanha salarial contará com novas peças de mídia, como outdoor, cartaz, praguinha e camisa. Estão previstas campanhas no Facebook, com ações conjuntas, nesta sexta-feira (5), e no Twitter, no dia 8 deste mês, a partir das 10h30, com a hashtag #reajustejá. O convite será enviado via mailing da Adufs.

A proposta da campanha do dia 5 de outubro é de que todos substituam a foto do perfil do Facebook pelo cartaz que consta as reivindicações da categoria, postem ou compartilhem conteúdos que abordem a luta dos professores pela valorização da carreira e pelo reajuste salarial.

Leia Também