Fórum das ADs define agenda de mobilizações

25/07/2012

O Fórum das ADs definiu uma agenda de atividades com o intuito de mobilizar a categoria para pressionar o governo a marcar a primeira reunião para discutir a pauta de reivindicações 2012, protocolada no dia 14 de junho junto à SEC, SAEB e a Casa Civil. O encontro aconteceu no dia 20 de julho, na Aduneb.

Assim, na próxima quinta-feira, dia 2 de agosto, uma representação das quatro ADs e do ANDES SN fará uma vigília, a partir das 9 horas, no gabinete do secretário de Educação e na CODES para que a audiência seja agendada. A diretoria da Adufs convida os colegas a participarem desta mobilização e solicita confirmação dos que residem em Feira de Santana para que seja providenciado o transporte.

Outra atividade será realizada no dia 6 de agosto, quando os professores darão entrevista para a imprensa da capital baiana para denunciar a situação das universidades em relação ao orçamento e os baixos salários pagos à categoria, considerados os piores do Nordeste. 

Na pauta da reunião do Fórum das ADs, os Dias Estaduais de Luta, a serem marcados nos meses de setembro a dezembro, a Campanha de Mídia a ser veiculada a partir de setembro e a elaboração do material para ampliar a discussão dentro das UEBA e com a sociedade. Também foi decidido que o Fórum convocará uma reunião com as entidades representativas dos estudantes e dos técnico-administrativos – o Fórum das 12 -, e outra com as ADs, marcada para o dia 14 de agosto, na Adusc.

O principal ponto de pauta das reuniões será a construção de uma luta unificada em torno da exigência de 7% da Receita Líquida de Impostos para as UEBA já a partir de 2013, reiterando que este percentual é o mínimo aceito e que deve ser reajustado a cada dois anos, conforme a pauta de reivindicação dos docentes. Além disso, no dia 15 do próximo mês está prevista a convocação de uma reunião com reitores, estudantes e servidores técnicos das quatro universidades, em Ilhéus, mais uma visita aos veículos de comunicação local.      

A última reunião do Fórum também avaliou a participação dos docentes das universidades do Estado da Bahia no cortejo do 2 de Julho, em Salvador, e a realização do Seminário sobre Autonomia Universitária, que aconteceu no dia 3 de julho, na Uneb. Considerou-se que ambas as atividades serviram para mobilizar e esclarecer a comunidade sobre os problemas dos poucos recursos e dos baixos salários, além dos ataques do governo Wagner à autonomia universitária.

Leia Também