Fórum das ADs protocola pauta de reivindicações e aguarda audiências

20/06/2012

O Fórum das ADs protocolou a pauta de reivindicações 2012 do Movimento Docente das UEBAs junto à Casa Civil, Secretaria da Educação, Secretaria da Administração e Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, na última quinta-feira (14). A partir de então, está formalizado o início das negociações por parte das ADs, aguardando, portanto, que o governo se manifeste marcando as audiências.

A proposta dos professores é equiparar os salários dos docentes das Universidades Estaduais da Bahia aos melhores pagos nas Instituições Estaduais de Ensino Superior nordestinas, o que representaria, no momento, 28% de reajuste, mais a revogação da Lei 7.176/97, que reestrutura as universidades estaduais baianas, e a garantia de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos para o seu orçamento anual, com revisão do porcentual a cada dois anos, e que o orçamento não seja menor do que o executado no ano anterior.

O Fórum ainda se reuniu na Adufs, na sexta-feira (15), e, dentre outras ações, debateu mais uma atividade de mobilização: o seminário sobre Autonomia Universitária, que irá discutir a autonomia didático-pedagógica, científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial da universidade pública. Conforme o Fórum, o seminário será realizado em duas etapas, a primeira no dia 3 de julho e a segunda entre os dias 6 e 10 de agosto. Na ocasião, também será  discutida a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades, preconizada pela Lei Orgânica da Autonomia Universitária.

Durante a reunião do Fórum, também foi definida uma mobilização para o dia 2 de Julho, data em que se comemora a Independência da Bahia. Portando camisas com o tema As universidades estaduais da Bahia no fim da fila. Professores recebem os piores salários do Nordeste, os docentes participarão do desfile cívico em Salvador denunciando à sociedade os graves problemas das universidades estaduais baianas. A próxima reunião do Fórum está marcada para o dia 20 de julho, na Aduneb.      

Leia Também