Entidades discutem convocação de Assembleia Geral

10/11/2015

Representantes das entidades que compõem a comunidade acadêmica estão reunidos nesta tarde, para discutir a crise orçamentária na Uefs. Na pauta, a convocação de Assembleia Geral Universitária (AGU) com a proposta de debater o assunto e definir novas mobilizações, denúncia da situação da instituição junto à imprensa local, articulação com outras entidades e movimentos sociais do município e apoio às mobilizações feitas pelas categorias da universidade. O encontro acontece no MT 55.

Em reunião ocorrida no dia 4 deste mês, foi formado um Grupo de Trabalho (GT) com as presenças de representantes dos três segmentos, que serão responsáveis por analisar a situação financeira das universidades na perspectiva de instrumentalizar a luta. Além dos docentes, marcaram presença estudantes e técnico-administrativos. Nas falas, houve crítica à política de austeridades dos governos e reforço à unificação da luta em defesa da educação pública. Também exigiu-se que a reitoria cobre, com firmeza, uma solução ao governo Rui Costa para a grave crise.

“O governo estadual afirma que não tem recursos para ampliar o orçamento das Universidades Estaduais da Bahia, mas através de contrato de Parceria Público-Privada destina, mensalmente, R$ 10 milhões para concessionária da Arena Fonte Nova”, comparou Gean Santana, diretor da Adufs, lembrando que a reunião com as entidades integra as mobilizações pós-greve, encaminhadas com a proposta continuar a reivindicação por 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as quatro instituições.

Leia Também