Encerramento do 60º Conad valoriza ações de luta do Sindicato Nacional

17/08/2015

Entre os dias 13 e 16 de agosto, os 170 participantes da 60º edição do Conad estiveram reunidos em Vitória (ES) discutindo a conjuntura política atual, imersa em um cenário de ajuste fiscal, de cortes orçamentários e de retirada de direitos dos trabalhadores, avaliando as ações realizadas pelo Sindicato Nacional, encaminhadas desde o 34º Congresso do Andes-SN, atualizando os planos de lutas de todos setores e aprovando uma agenda de seminários e debates para o próximo período. A Adufs foi representada por Gracinete Bastos, delegada, além de Elson Moura e Linnesh Ramos, observadores. Os três professores foram eleitos em assembleia.

Os delegados do 60º Conad atualizaram o Plano de Lutas deliberado no 34º Congresso que aprovou como centralidade da luta para o ano de 2015, “avançar na organização dos docentes e na unidade com os movimentos e entidades classistas nacionais e internacionais, para enfrentar a mercantilização da educação, combater as políticas neoliberais e defender intransigentemente os direitos dos trabalhadores”.

Foram aprovada 16 moções, dentre apoio e repúdio, referente a diferentes temas. Além disso, o documento que reúne a síntese das deliberações do encontro, a Carta de Vitória, foi apresentado aos participantes. O texto destaca a trajetória ativa do Sindicato Nacional ao longo do primeiro semestre de 2015, apontando que “o balanço das lutas empreendidas desde então, demonstrou a capacidade crescente de enfrentamento à destruição do caráter público da educação pública e aos ataques aos direitos dos trabalhadores”.

Segundo Gracinete Bastos, diretora da Adufs, o Conad é um importante espaço para reafirmação e atualização do calendário de lutas dos docentes e de fortalecimento da mobilização com outras categorias de trabalhadores. “O Conad ocorre em um momento efervescente do Movimento Docente da educação superior, em que várias universidades estão em greve. Assim, esse Conad torna-se ainda mais importante na construção de nossa luta”, disse. O próximo Conselho terá como sede a cidade de Boa Vista, em Roraima, em data a ser definida.

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também