Técnico-administrativos paralisam as atividades

10/08/2015

Nesta segunda-feira (10), os técnico-administrativos da Uefs fecharam o pórtico da instituição reivindicando melhores salários, condições de trabalho e em defesa das universidades. O acesso ao campus está bloqueado até o final do dia. Em solidariedade à luta, a diretoria da Adufs permaneceu na atividade e criticou o descaso do governo Rui Costa com a pauta de diversas categorias de trabalhadores.

Durante a mobilização, Elson Moura, diretor da Adufs e coordenador do Fórum das ADs, frisou que, cada vez mais, o governo do PT tem negado direitos trabalhistas garantidos por lei e sucateado o setor público com o intuito de atender aos interesses da iniciativa privada. “Recentemente, alguns docentes e técnico-administrativos das quatro Universidades Estaduais da Bahia foram surpreendidos por uma ação desastrosa dos gestores públicos, ao receberem o salário equivalente ao mês de julho sem o adicional de insalubridade previsto por lei. É importante que todos estejam mobilizados para barrar as investidas do governo”.

Entre as pautas reivindicadas pelos técnico-administrativos estão o pagamento da Unidade Real de Valor (URV), realização de concurso público, inclusão dos auxiliares administrativos no Pano de Cargos, Carreiras e Salários, destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba, além de liberação e pagamento dos processos de Insalubridade e Periculosidade. A categoria informa que, até então, não foi convocada pelo governo Rui Costa para discussão da totalidade da pauta. Após reivindicação, uma reunião foi agendada para esta terça-feira (11), às 8h30, na Secretaria das Relações Institucionais (Serin).

A mobilização dos técnicos continua até a próxima sexta-feira (14) com paralisação, sem fechamento dos portões, na Uefs, Uesb e Uesc. Na Uneb, a categoria fará assembleia para discussão das atividades. 

                                          Diretoria da Adufs solidária à reivindicação dos técnico-administrativos

                             Imprensa questionou o diretor da Adufs sobre o resultado da greve dos docentes

                                             Elson Moura criticou o descaso do governo com a pauta de diversas categorias 

Leia Também