Reunião com entidades discute ato publico da próxima quarta (15)
13/07/2015
Nesta segunda-feira (13) foi realizada mais uma reunião entre o Comando de Greve da Uefs e entidades que compõem a comunidade acadêmica. Apesar de não haver representação dos técnico-administrativos, os estudantes presentes colaboraram com o debate para a construção do ato público que será realizado dia 15 deste mês, às 9h, em Salvador.
“O ato do dia 15 deste mês reforça a disposição da categoria à luta e radicalização do movimento em defesa da educação pública e da valorização do trabalho. O governo pode até nos ameaçar com a possibilidade de corte nos salários, como fez Jaques Wagner em 2011, com a suspensão do pagamento, mas é importante nos mantermos firmes na luta”, disse André Uzêda, membro do Comando de Greve.
Ainda durante a reunião, alunos e docentes avaliaram como positivo o ato ocorrido dia 9 deste mês, com o bloqueio, alguns parciais, de rodovias que cortam a Bahia. Conforme observação de Adroaldo Oliveira, também membro do movimento grevista, a mobilização contou com o apoio da maior parte dos motoristas, que ainda criticaram a política dos governos de redução de recursos para o setor público e de corte dos direitos trabalhistas.
“Esse ato teve um papel importante na continuidade da greve. Além disso, houve ampla cobertura da imprensa em todo o Estado”, acrescentou Marcela Prestes, aluna do curso de Pedagogia e membro do Comando de Mobilização Estudantil. Na ocasião, a estudante passou os informes do movimento discente e criticou a postura do governo Rui Costa, que “ainda não negociou a pauta”.
Os estudantes reivindicam pautas relacionadas à permanência estudantil e à autonomia universitária, a exemplo da destinação de 1% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para a permanência discente, ampliação do número de bolsas, do acervo e estrutura da Biblioteca, redução da carga horária da bolsa acadêmica, concurso público para professores e técnico-administrativos, revogação da lei 7176, ampliação da Residência Universitária, entre outros pontos.
A próxima reunião entre o Comando de Greve e as entidades será na próxima sexta-feira (17), às 9h, na Uefs.