Assembleia decide ampliar o debate sobre restaurante universitário

09/05/2012

Em assembleia realizada na segunda (7), os professores decidiram ampliar o debate sobre o restaurante universitário antes de assumir uma posição sobre a pauta apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE). Caberá à diretoria da Adufs promover este debate na categoria. Também foi decido que o sindicato continuará acompanhando as negociações entre a reitoria e o DCE, juntamente com o SINTEST.

A pauta do DCE inclui fim do restaurante self service; funcionamento do RU nos finais de semana; comissão de fiscalização formada por profissionais qualificados; gratuidade das refeições para os estudantes cotistas e ampliação do espaço físico. Dentre estes itens, dois dizem respeito diretamente à toda comunidade acadêmica: o fim do self service e a gratuidade para os cotistas. Na assembleia foi pontuada a necessidade do DCE esclarecer se o fechamento do self service é apenas para aumentar o espaço físico do bandejão e, então, ele seria transferido para outro local ou se é um fechamento definitivo, ficando apenas a alternativa do RU, além das cantinas. Quanto à gratuidade foi levantado que os cotistas, atualmente, compõem, aproximadamente, 40% dos estudantes, o que implicaria em uma previsão orçamentária ou a revisão do orçamento participativo, suspendendo investimentos em obras, equipamentos etc.  

 “Como o fechamento do self-service atinge a todos os professores que usam o serviço, a assembleia achou melhor ampliar as discussões. Precisamos entender melhor também se essa solicitação é por espaço ou é uma questão de princípio e como os docentes se posicionam em cada uma dessas alternativas”, avalia o coordenador da Adufs, Jucelho Dantas. Na última reunião, ontem (8), o DCE apresentou um novo ponto de pauta – a gestão pública do RU – e o SINTEST se posicionou contrário ao fechamento do self service. O grupo autodenominado de rapinagem estava representado junto à diretoria do DCE.

Ao final da assembleia, os docentes aprovaram também que seja encaminhada, posteriormente, pela diretoria a discussão sobre o rumo que as relações interpessoais entre docente/discente, têm tomado, extrapolando o respeito mútuo e levando, inclusive, ao adoecimento da categoria. Outro ponto proposto para discussão futura foi a falta de professores e de salas de aulas que têm acusado muitos transtornos às atividades acadêmicas.
 

Leia Também