Assembleia na quarta (14) discute propostas do Fórum das ADs e indica delegação ao I Congresso da CSP-Conlutas Asembleia na quarta (14) discute propostas do Fórum das ADs e indica delegação ao I Congresso da CSP-Conlutas

12/03/2012

A diretoria da ADUFS reforça a convocação da categoria para a assembleia desta quarta, às 16h45, no Módulo VII, tendo em vista a necessidade de se tomar importantes decisões sobre a pauta de reivindicações a ser encaminhada ao governo. Além disso, também é muito importante que a categoria se faça representar no I Congresso da Central Sindical e Popular. Assim, a diretoria da ADUFS lembra que o quorum mínimo para instalação da assembleia deve ser atingindo até as 17h30, solicitando a presença e a pontualidade de todos e todas. Somente uma assembleia participativa garantirá legitimidade e fortalecimento às ações do sindicato.

Como indicativos do Fórum das ADs, a pauta a ser negociada deve contemplar as reivindicações relativas a autonomia universitária, financiamento das UEBA e a questão salarial. Sobre os dois primeiros pontos, a expectativa é em torno do anunciado, e ainda não divulgado, Projeto de Lei (PL) que tramita nas Secretarias do governo, desde outubro do ano passado. Antecipando-se aos possíveis golpes, a categoria precisa reafirmar a defesa da autonomia (didático-pedagógica, científica e de gestão administrativo-financeira) bem como de recursos orçamentários suficientes para o desenvolvimento das atividades acadêmicas com qualidade, compromisso social e sem precarizar ainda mais as condições de trabalho e estudo. A proposta é reivindicar, pelo menos, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) com critérios para seu ajuste bianual.

Quanto à questão salarial, segundo os dados do DIEESE, tomando-se o mês de novembro de 1990 como parâmetro, já que nele os salários atingiram seu pico, nos último vinte anos, a recuperação do seu poder de compra, em relação àquela data, implicaria em um reajuste de mais de 120% (ver aqui). Por outro lado, segundo levantamento feito pela ADUFS, os salários das UEBA ainda são os piores entre as Universidades estaduais do nordeste (ver aqui). Ponderando estes elementos, contextualizados em uma análise da conjuntura e da situação atual do Movimento Docente (MD), o Fórum das ADs concluiu por indicar à categoria nas quatro UEBA que a reivindicação salarial seja de reajuste de 28%, o que colocaria seus salários equiparados aos das Estaduais do Ceará, e mais reajuste no auxílio-alimentação, baseado na inflação do período.

Como enfatiza o professor Gean Santana, diretor da ADUFS, “é preciso definir os eixos da luta para este ano imediatamente, sem esquecer que já está acordado o restante da incorporação da CET, com a primeira rodada de negociação já agendada para o dia 08 de janeiro de 2013. A possibilidade de arrancarmos uma proposta que melhore nossos salários vai depender da nossa mobilização”.

Leia Também