Adufs comemora conquistas e convoca docentes às novas lutas

19/12/2013

Não faltaram animação e bate-papo na confraternização da Adufs, realizada na última quarta-feira (18), Auditório Central da Uefs. A festa reuniu antigos e novos professores, que lembraram as conquistas obtidas ao longo do ano e projetaram as ações futuras. A abertura ficou por conta do grupo Quartenária, combinação da Música Popular Brasileira (MPB) com elementos do Jazz, seguida do coral da Uefs e da apresentação do cantor Nuno Baiano, que trouxe para o público show com voz e violão.     
 
A diretoria do sindicato ainda organizou um delicioso buffet, distribuição de panetone e queijo do reino, mais sorteio de brindes diversificados, a exemplo de televisão, kit de higiene pessoal e vale-livros. Para a professora Lívia Dias, ganhadora da TV, a confraternização “integra a categoria e movimenta o cotidiano”. Lotada no Departamento de Educação, a docente acredita que o evento é também um momento para a politização dos professores.
 
Segundo Valter Guimarães, apesar de as confraternizações serem espaços de congraçamento, conseguem reunir o lúdico e o aspecto político. “No início, as festas tinham pouca participação docente. Hoje, o número de presentes é cada vez maior, o que mostra a confiança dos professores na Associação e a força do movimento docente”, avaliou o professor.
 
Durante a confraternização, a diretoria da Adufs enfatizou 2013 como um ano de importante conquista salarial, com a incorporação da CET e o reajuste de 7,12% para o próximo ano, e convocou os participantes à luta por mais verbas para as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) e em defesa da carreira docente, atualmente discutida pelo Grupo de Trabalho (GT) do Fórum das ADs. A próxima mobilização será na Lavagem do Bonfim, que acontecerá no dia 16 de janeiro. 

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também