III Encontro de Comunicação do Andes aponta para avanços

14/10/2013

Buscar estratégias que reforcem a Comunicação no âmbito do Sindicato Nacional e das Seções Sindicais e que intensifiquem o debate sobre a democratização do setor. Foi com esse objetivo que o Andes-SN realizou o III Encontro Nacional de Comunicação do Andes-SN, entre os dias 4 e 6 de outubro. Estiveram presentes representantes de 23 Seções Sindicais (assessores de comunicação e diretores), além dos coordenadores do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes (GTCA), professores que atuam na área e jornalistas do Sindicato Nacional.

Foram discutidos o papel da imprensa sindical como forma de ampliar os debates sobre as lutas dos docentes, dos movimentos sociais e sindicais, para além da comunidade acadêmica. Para os participantes, intensificar a atuação do Andes-SN e das Seções Sindicais na defesa da democratização das comunicações, a partir da divulgação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) das Comunicações – Lei da Mídia Democrática – é fundamental para lutar contra a mídia hegemônica, que atende aos interesses do capital e criminaliza os movimentos populares e a luta dos trabalhadores.
 
Os problemas e desafios dos profissionais que atuam na Comunicação do Sindicato Nacional foram relatados pelos jornalistas e diretores durante o Encontro, momento em que foi verificado que várias situações são comuns à maioria das Seções e também no Andes-SN.  
 
A assessoria de Comunicação da Adufs conta com um estagiário e uma jornalista, que participou do evento. “Além de ser um importante espaço de formação política do profissional, o Encontro promovido pelo Andes permite a troca de experiências entre os participantes, bem como o encaminhamento de propostas que fortalecem o Plano de Comunicação do Sindicato Nacional e o trabalho das assessorias nas seções sindicais. Também é importante destacar que foram discutidas formas de potencializar ainda mais o diálogo com a base e com a sociedade, considerando-se as dificuldades em pautar as reivindicações da classe trabalhadora junto à imprensa”, afirmou Amini Dórea.
 
Leia mais notícias no Informandes.

Leia Também