Durante solenidade que comemorou os 34 anos da estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), o Fórum das ADs entregou ofício em mãos do governador cobrando a urgente retomada das negociações com o movimento docente. O documento foi entregue na noite desta sexta-feira, 5, em Ilhéus, pela direção da Associação dos(as) Docentes da UESC durante cerimônia que também concedeu título de Doutor Honoris Causa a Jerônimo Rodrigues.
A última reunião do governo com o movimento docente ocorreu no dia 29 de julho e desde então inúmeros pontos da pauta de reivindicações da categoria seguem represados. Entre os temas destacados pelo documento está o adicional de insalubridade devido a professores(as) que fazem jus ao pagamento e, desde 2015, estão impedidos de receber por ato monocrático do governo anterior mantido pela gestão de Jerônimo Rodrigues.
Há mais de quatro meses desde a última rodada de negociação com a administração estadual, o documento destaca que a percepção do movimento “é de que o Estado não tem envidado esforços para avançar na negociação de reivindicações fundamentais dos professores e professoras, dificultando o pleno cumprimento de direitos assegurados”.
No ofício, o FAD requer também que, a partir da nova reunião, seja estabelecido e respeitado um calendário quanto à mesa de negociações. O FAD recorda também que respeitar e cumprir esse calendário foi um compromisso assumido pelo governador junto à representação da categoria durante audiência pública realizada em janeiro de 2025.
O governador Jerônimo Rodrigues disse que irá endereçar a demanda para a Secretaria de Relações Institucionais para que seja encaminhada. Também presente ao evento, a secretária de Educação da Bahia, Rowenna Brito, disse que vai atuar para alinhar com outras Secretarias uma agenda com o movimento docente ainda neste ano.
O FAD se prepara para, em breve, protocolar junto aos órgãos do governo a pauta de reivindicações do Movimento Docente para 2026.