Professores das Ueba protestam e anunciam mobilização para 11 de julho

04/07/2013

Cartazes, faixas, bandeiras e um grande balão do Fórum das ADs marcaram os protestos dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) no desfile cívico do 2 de Julho, na última terça-feira (02), em Salvador. Uma banda de fanfarra endossou o coro da categoria. 

 

Durante todo o cortejo, que contou ainda com as presenças de estudantes e técnicos, os professores exigiram mais recursos para as universidades e a garantia do direito das manifestações dos trabalhadores. Camisas padronizadas exibiam como reivindicação a revogação da lei 7176/97 e o mínino de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as Ueba.

 
Segundo Elson Moura, coordenador da Adufs, é importante que o desfile cívico 2 de julho seja utilizado como palco de protestos e espaço de reivindicações de políticas públicas nas diversas áreas. “Durante o ato público exigimos do governo da Bahia prioridade à educação pública, além de mais recursos e autonomia para as Ueba”, disse.
MAIS MOBILIZAÇÕES
Ciente da importância da participação da categoria na luta por direitos sociais, a Adufs marcou presença no Ato Público promovido pelo movimento #vempraruafeira, realizado em Feira de Santana no dia 20 de junho como parte dos protestos ocorridos em todo o país contra o aumento da tarifa de transporte público, a violência urbana, os custos com a Copa do Mundo e por mais investimentos para a saúde e educação. 
 
Nesta quinta-feira (04), a entidade marca presença em nova manifestação, com concentração na Praça do Gastão, no centro da cidade, às 15h. O foco da mobilização é a redução da tarifa e a melhoria do transporte coletivo.
 
Seguindo a orientação da CSP Conlutas e do Andes SN, a diretoria da Adufs tem reforçado a necessidade de engrossar as manifestações onde elas ocorram. No encontro com a presidente Dilma, no dia 26 de junho, a Central e o Sindicato Nacional entregaram uma Carta Aberta com uma análise do caráter e da importância dos protestos que se alastram pelo Brasil, exigindo respostas concretas às reivindicações. 
 
Com o objetivo de discutir o Dia Nacional de Lutas, marcado para 11 de julho, a Adufs convocou assembleia para a próxima terça-feira (09), às 16h30, no Auditório 3, Módulo IV. Na ocasião, será discutida a possibilidade da paralisação das atividades acadêmicas. 

Leia Também