Projeto resgata a cultura sertaneja

19/06/2013

A 2ª Escultura da Uefs, nome dado pelo artista plástico Juraci Dórea à obra de madeira que produziu para a instituição há cerca de seis anos, foi refeita esta semana. A ação faz parte do projeto Terra, surgido no início da década de 80, com o objetivo de levar arte contemporânea para a população localizada no sertão baiano. 
 
O projeto utiliza a pintura e a escultura como recursos plásticos, sendo que a primeira tem ligação com a literatura de cordel e, a segunda, prevê a criação de obras com o uso do couro e madeira. Atualmente, 50 esculturas estão expostas nas cidades de Feira de Santana, Monte Santo, Canudos, Euclides da Cunha e no Raso da Catarina. As obras têm como referencial a cultura sertaneja.
 
“O projeto Terra tenta inverter os mecanismos de circulação da obra de arte, um fenômeno relacionado, na atualidade, apenas com os grandes centros urbanos. A minha proposta é levar a produção artística para a população do campo e para as pessoas que não têm acesso a esse tipo de produção.

Teoricamente, a idéia é transformar os espaços não tradicionais para veiculação da obra de arte, em um museu ao ar livre, pois a obra não pode ser vendida e fica no campo para as pessoas apreciarem”, informa Juraci Dórea, que também é professor do Departamento de Letras e Artes da Uefs e criador da logomarca da Adufs. O trabalho do artista possui projeção internacional. 

Leia Também