Violência policial marca protestos contra o aumento das passagens do transporte

18/06/2013

Estudantes e trabalhadores de todo o país protestam contra o aumento das passagens no transporte coletivo e pedem a unificação entre toda a população contra a medida. No entanto, os manifestantes sofrem com a violência e a repressão policial, que age de forma truculenta para coibir a ação. O aumento na tarifa nada reflete na melhoria do serviço e das condições de trabalho.

O aumento das taxas, anunciado em maio, resultou em manifestações da população e greve de motoristas e cobradores em várias cidades brasileiras. São Paulo enfrenta protestos desde o dia 06 de junho e, no dia 10 do último mês, 31 jovens foram levados para a delegacia durante ação realizada no Centro do Rio de Janeiro. Os policiais usaram cassetetes, sprays e bombas de efeito moral.

A mobilização em torno do aumento da tarifa de ônibus ultrapassou as fronteiras do Brasil e ganhou as ruas de vários países. No último final de semana, dezenas de manifestações foram organizadas na Europa, Estados Unidos e América Latina em apoio aos protestos em São Paulo e repúdio à ação violenta da Polícia Militar.

Para a CSP Conlutas, o Estado, que está a serviço da máfia das empresas de transporte público, atua com truculência contra a população que luta legitimamente. A Central orienta aos trabalhadores organizados nos sindicatos filiados que se façam presentes nas manifestações e exige dos governos federal, estadual e municipal mais emprego, melhores salários, saúde, educação, terra e moradia.

Fonte: CSP Conlutas, com edição.

Leia Também