Adufs, DCE e Sintest sugerem nome de conferencista para discussão sobre combate ao fascismo na Aula Magna do semestre 2023.1

21/12/2022

Ouvir a matéria:


Nesta quarta (21), a Associação dos Docentes da UEFS (Adufs), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Sindicato dos Trabalhadores em Terceiro Grau do Ensino Superior (Sintest), reunidos no Comitê Antifascista em Defesa das Liberdades Democráticas e da UEFS encaminharam para a Administração Central, a indicação do nome de Alysson Leandro Mascaro para conferencista da Aula Magna 2023. A sugestão coletiva surge da necessidade de ampliar a discussão para a construção de estratégias com objetivo de combater o fascismo dentro e fora da universidade.

 

Alysson Leandro Mascaro é professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela mesma instituição. Entre os livros publicados pelo professor estão "Crise e Golpe" e "Estado e Forma Política" que refletem sobre a conjuntura política brasileira. Neste ano de 2022, o Prof. Alysson Leandro Mascaro publicou ainda o livro “Crítica do Fascismo” que sistematiza as variadas análises e interpretações sobre o nazifascismo.

 

O Comitê Antifascista, instituído a partir de encaminhamento aprovado em Reunião Ampliada entre as entidades, em 26 de outubro, é uma frente coletiva que tem por objetivo ser mais um espaço de acolhimento de denúncias contra atos que firam as liberdades democráticas, promovendo ações de enfrentamento às violências múltiplas que constituem o fascismo. Para isso, Adufs, DCE e Sintest se somam na construção de atividades que serão iniciadas no semestre letivo 2023.1.

 

Leia Também