Servidores, estudantes e vigilantes lançam campanha contra o assédio na Uefs

10/08/2022

Ouvir a matéria:

A partir da próxima semana, cartazes e outdoors estarão espalhados pelo campus da Uefs com informações sobre assédios. Folders e cards relacionados ao assunto também serão distribuídos à comunidade acadêmica e divulgados via internet. A ação faz parte da Campanha contra o assédio na Uefs, organizada pelas diretorias da Adufs, Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (Sintest) e estudantes, com o apoio do Sindicato dos Empregados de Empresas de Segurança e Vigilância de Feira de Santana e Região (Sindvigilantes/Feira).

 

A Campanha foi desenvolvida após reuniões e amplo debate entre trabalhadores e estudantes da universidade, diante das recentes denúncias de casos de assédio que chegaram às coordenações de algumas entidades. A proposta da campanha é prevenir e coibir tais práticas abusivas, além de orientar as vítimas sobre como proceder se envolvida nesta situação. O entendimento dos discentes, servidores e terceirizados é de que a mobilização coletiva, necessária, também deve constranger os assediadores e evitar novas práticas. Há, ainda, através da campanha, a proposta de educar a comunidade acadêmica quanto a necessidade do respeito mútuo nas relações, além do direito de todas as pessoas a um mundo de trabalho e estudo livre de violência e assédios.  

 

Os materiais gráficos definem e diferenciam os tipos de assédio, especificam as condutas e situações de assédio moral e sexual, alertam para a punição prevista no Código Penal e orientam as vítimas onde denunciar e a procurar suporte também junto às suas entidades representativas. As peças ainda chamam a atenção para a importância de romper o silêncio e fazer a denúncia, iniciativas válidas tanto para quem testemunha os casos como para quem sofre. O alerta para a reação às expressões muitas vezes corriqueiras e que podem ser usadas de forma despercebida por terem sido naturalizadas, mas que se configuram como assédio, também está presente nos cartazes, outdoors, cards e no folder.

 

Ainda constam nas peças da campanha os efeitos do assédio no corpo das vítimas e alguns dados estatísticos. Entre os efeitos estão: angústia, mal estar físico e mental, tremores, distúrbios digestivos, dores, depressão e, até, tentativa de suicídio. Dados estatísticos presentes em algumas peças revelam uma realidade ainda mais grave para as mulheres, que somam 54,4% das vítimas de assédios em ambiente de trabalho, enquanto os homens são 45,6%, conforme dados do Ministério Público do Trabalho de 2020. As causas de violência de gênero devem ser analisadas sob o viés das questões estruturais e sociais que permeiam as condutas de homens e mulheres e a vida político-social da sociedade. 

 

Foram utilizadas como fonte para a produção dos conteúdos da Campanha contra o assédio na Uefs informações da cartilha Assédio Moral do ANDES-SN, Ministério Público do Trabalho, plataforma de emprego gratuita e um e-book sobre conteúdo jurídico.

 

 A Adufs também tem, ao longo dos anos, se empenhado na discussão e incentivo do combate ao assédio. As denúncias chegam com frequência ao conhecimento da diretoria que, de forma recorrente, estimula a abertura de processos administrativos para o fim das práticas, tendo em vista que a Administração Central, por meio dos seus mecanismos internos, precisa se responsabilizar pela investigação e punição de assediadores/as. Além disso, o sindicato coloca à disposição dos filiados a Assessoria Jurídica para orientação e abertura de processos, quando necessário. Outro instrumento eficaz para a promoção de discussões e ações práticas através da Adufs é o Grupo de Trabalho Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria da Adufs (GTSSA) que, junto ao Fórum de Saúde e Segurança no Trabalho da UEFS, tem discutido as demandas da comunidade acadêmica e construído ações. 

Leia Também