Diretoria da Adufs divulga moção em solidariedade ao vereador Jhonatas Monteiro, vítima de ameaça

11/04/2022

A diretoria da Adufs presta solidariedade ao vereador de Feira de Santana, Jhonatas Monteiro (Psol), vítima de mais um grave caso de violência. Desta vez, ocorrido por meio de um número de telefone desconhecido. O edil recebeu mensagens que ameaçam a sua integridade física e de seus familiares e expõem informações pessoais. As ameaças fazem referência à sua atuação em defesa dos professores da rede pública do município, brutalmente agredidos pelo governo Colbert Martins, nos dias 31 de março e 1º de abril, em um cenário de guerra dentro da própria prefeitura municipal, como resposta à reivindicação da categoria por condições dignas de trabalho e estudo. Socos, spray de pimenta, empurrões e sangue – impostos a docentes, edis que tentavam mediar a negociação, assessores e profissionais da imprensa – não devem ser a alternativa à negociação e diálogo com a classe trabalhadora.

Os diretores da Adufs reafirmam o repúdio a qualquer caso de violência, conforme já denunciado em nota e em fala na Câmara de Vereadores. Longe de ser isolada, a ameaça a Jhonatas Monteiro se coaduna com a política de governo de Bolsonaro e sua equipe, que deliberadamente ataca o Estado de Direito e aumenta as violações contra setores específicos, como negros, mulheres, moradores das periferias, populações do campo e indígenas. Além disso, o contato via número de celular do vereador é uma clara demonstração da tentativa de cercear a liberdade política dele. Vereador este, importantíssimo destacar, eleito de forma democrática. Esta ameaça, portanto, atinge toda a população de Feira de Santana.

Os crimes contra defensores de direitos humanos, parlamentares e sindicalistas têm sido recorrentes. A covarde execução, em março de 2018, da vereadora Marielle Franco, ainda impune, é um exemplo da guerra aos que lutam por saúde, educação, habitação e outros direitos sociais. A escalada da violência no Brasil, para além das políticas armamentistas do governo federal, portanto, não são infundadas.

Diante de fenômenos de violência das mais variadas ordens, inclusive política, é urgente uma ação coordenada dos órgãos de Justiça e de segurança para proteger a vida e os direitos políticos também dos parlamentares que têm ocupado os espaços institucionais em defesa dos segmentos sociais perseguidos e marginalizados. Outrossim, é necessária severa investigação da agressão envolvendo o vereador Jhonatas Monteiro, cuja agressão na Prefeitura culminou na perda de um dente, e a responsabilização dos culpados, pois a impunidade ampara a multiplicação dos casos de violência.

A Adufs, forjada nas lutas, não só pela democratização da educação pública, mas pela construção de uma sociedade justa e igualitária, soma-se à resistência do mandado do vereador Jhonatas Monteiro em defesa dos grupos historicamente excluídos, solidarizando-se ao Brasil que resiste à violência, violações e desigualdades, aumentadas sob o governo Bolsonaro e nos estados e cidades governadas por gestores que, à semelhança do Prefeito Colbert Martins, seguem a cartilha do presidente. 

Leia Também