Secretário da Educação diz preocupar-se com qualidade da educação pública, mas silencia quanto à reivindicação em defesa das universidades estaduais

05/04/2022

Ouvir a matéria:

A preocupação com a qualidade da educação na Bahia, conforme dito nos últimos dias pelo secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, em viagem ininterrupta de uma semana com o governador para inaugurar obras de diversas secretarias em cidades do interior do Estado, não reverbera nas universidades estaduais baianas. Apesar de estar à frente da pasta desde 2019, Rodrigues nunca se reuniu com o movimento docente a fim de apresentar respostas ao processo de sucateamento dessas instituições.

 

A aparição do secretário nos palanques oficiais do governo e os públicos afagos do governador para torná-lo conhecido à população parecem mais importantes do que o compromisso dele para com demandas da própria Secretaria Estadual da Educação (SEC), da qual é o titular mor. Alheios à reivindicação dos docentes das universidades estaduais da Bahia, Jerônimo Rodrigues e Rui Costa seguem em ritmo de campanha e na última quinta-feira (31) comemoraram o lançamento da pré-candidatura de Rodrigues ao Governo do Estado, em cerimônia com a presença do ex-presidente Lula.

 

A ausência de Jerônimo Rodrigues nas reuniões sempre foi questionada pelo movimento docente, já que os gestores presentes aos encontros ocorridos, por algumas vezes, informaram não poder apresentar respostas concretas sobre determinados pontos, porque só estavam naquele espaço como representantes. O silêncio do secretário da SEC, que é professor da Uefs há 27 anos e antigo conhecedor do processo de sucateamento da educação pública superior no Estado, expõe seu alinhamento político-ideológico com o desmonte da educação pública superior na Bahia.

 

Só a luta muda a vida

Dispostos, os professores das quatro universidades estaduais baianas intensificam as mobilizações para forçar o governo a retomar a mesa de negociação suspensa pelos próprios gestores de forma unilateral em 2019. Além das insistentes cobranças de reunião com o governo, está em andamento uma campanha de mídia em todo o Estado, denunciando o contingenciamento orçamentário imposto às instituições, o desrespeito aos direitos trabalhistas e a não reposição das perdas inflacionárias.

 

Em contato com o Fórum das ADs, no dia 18 deste mês, o coordenador Executivo dos Programas e Projetos da SEC, Marcius de Almeida Gomes, informou que o governo está discutindo a pauta da categoria e que uma reunião de reabertura da mesa seria agendada. Na última semana, um representante do governo informou ao Fórum que a pauta ainda está sob análise. Até então, não houve retorno quanto à data para um encontro com os professores. 

Leia Também