Fórum das ADs intensifica campanha de mídia para pressionar abertura de negociação

16/03/2022

Ouvir a matéria:

O retorno das atividades presenciais na última semana, foi marcado pela intensificação dos protestos do Movimento Docente na busca pela retomada da mesa de negociações com o governo estadual que foi suspensa há quase 3 anos. Em Feira de Santana e também em Salvador, junto ao Fórum das ADs, docentes manifestaram sua indignação diante do aumento da precarização das relações trabalhistas que foram agravadas ainda mais no período da pandemia. A agenda de lutas para a defesa do reajuste salarial digno e a reabertura da mesa de negociação segue nesta quarta (16), em Salvador, com a seguinte programação:


9h - Ato em defesa da Educação na Praça da Piedade, em Salvador;

11h - Ida à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para apresentar a pauta de reivindicações do movimento docente para parlamentares.

Como forma de aumentar a pressão, o Fórum das ADs também intensificou a campanha de mídia com ampliação da visibilidade da pauta 2022, desta vez, através da transmissão de spots em rádios de diversos pontos da Bahia divulgando os ataques trabalhistas, o arrocho salarial e a posição arbitrária do governador Rui Costa que se nega a dialogar com a categoria. Por parte do atual governo não há, até o momento, uma movimentação espontânea no sentido de retomar as negociações, apesar disso, pressionados pelo MD, representantes do governo receberam a categoria após os protestos realizados na última quarta (9).

 

É importante lembrar que esta foi uma pressão iniciada ainda na segunda (7), quando docentes da UEFS abordaram o coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação do Estado (SEC), Marcius Gomes, na saída da Aula Magna da instituição e, mais uma vez, apresentaram a pauta de reivindicações cobrando que a categoria fosse recebida quando a estivesse mobilizada em Salvador no dia 09 de março.

Na ocasião do encontro na Governadoria, Marcius Gomes se comprometeu a intermediar uma negociação com a presença do secretário de educação, Jerônimo Rodrigues. A ausência corriqueira de Jerônimo Rodrigues em contato direto com a categoria, embora seja vexatória, é a síntese perfeita de um governo que despreza a educação. A autoridade máxima da Educação na Bahia é um professor universitário que se nega a dialogar com os próprios colegas, muitos deles já foram seus companheiros de luta por melhores condições de trabalho.

O anúncio de Jerônimo Rodrigues como pré-candidato a governador do Estado confirma para a categoria docente o seu total alinhamento com o projeto de sucateamento das universidades estaduais tomando como principal via os ataques aos trabalhadores e trabalhadoras da Educação.

Segundo o secretário, ao anunciar sua pré-candidatura na última semana, a sua missão “é continuar cuidando de gente”. Nos perguntamos, no entanto, como Jerônimo Rodrigues pretende cuidar de gente e lutar pela educação, como afirma nas suas redes sociais, sem sequer se permitir dialogar com professores e professoras que veem seu poder de compra cair abruptamente diante do maior arrocho salarial em 30 anos.

Leia Também