Em tom satírico, docentes fazem manifestação de aniversário dos dois anos de suspensão da negociação e dos sete anos sem a reposição inflacionária

10/03/2022

Ouvir a matéria:

Protesto foi realizado em frente à Secretaria Estadual da Educação

Um bolo de aniversário compôs a mobilização dos professores das universidades estaduais baianas, na quarta-feira (9). Mas, diferentemente da simbologia festiva, o ornamento foi utilizado para condenar o governo Rui Costa por dois anos de interrupção da mesa permanente de negociação e por impor o maior arrocho salarial dos últimos trinta anos à categoria. Além do bolo, um totem com a imagem do gestor estadual pisando em livros e a mensagem Ruim Costa, o rei do arrocho, reforçou a reivindicação dos docentes. O protesto, realizado em frente à Secretaria Estadual da Educação (SEC), em Salvador, teve cobertura da imprensa.

 

Faixas e pirulitos denunciaram o reajuste de 4% anunciado em dezembro do ano passado pelo governo estadual sob grande apelo midiático. O índice sequer repõe a inflação de 10,6% acumulada em 2021, a maior alta desde 2015. Apesar de o reajuste em vigor na folha de janeiro deste ano ser o primeiro depois de sete anos sem o pagamento da reposição inflacionária, os docentes seguem com queda do poder de compra devido às perdas provocadas pela alta inflação e a política de arrocho salarial do governo. Este ano, com o reajuste e considerando a parcela fixa concedida em março, as perdas salariais da categoria estão entre 27,2% (auxiliar) e 29% (pleno). 

 

A diretoria da Adufs, através do professor Gean Santana, elaborou um quadro comparativo dos vencimentos dos docentes que trabalham em regime de Dedicação Exclusiva (DE), 40 horas e 20 horas, considerando o ínfimo reajuste do governo e o reajuste necessário para repor as perdas salariais entre janeiro de 2015 e dezembro de 2021.


  





Resultado da mobilização

Forçados pela pressão do protesto da categoria, representantes da Secretaria Estadual da Educação reuniram-se com o Fórum das ADs. Na ocasião, o Fórum resgatou a pauta protocolada em dezembro do ano passado nesta secretaria e, novamente, detalhou as reivindicações dos professores, exigindo a retomada da mesa de negociação. O coordenador executivo de programas e projetos estratégicos da SEC, Marcius de Almeida, se comprometeu a fazer a interlocução entre os docentes, o chefe da pasta, Jerônimo Rodrigues, que leciona na Uefs, e demais secretarias envolvidas na pauta.  

 

Também participaram da reunião com o Fórum das ADs o coordenador de Articulação de Projetos para Educação, Helder Luiz Amorim Barbosa, e Matheus Guimarães, assessor de planejamento e gestão da SEC.

 

A ida dos manifestantes à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) para solicitar aos deputados interlocução no encontro com membros do governo estadual foi suspensa e programada para a próxima semana, haja vista a presença à sala do presidente, Adolfo Menezes (PSD), somente do chefe de gabinete.


Leia Também