Bolsonaro usa guerra para defender mineração em terras indígenas

09/03/2022

Ouvir a matéria:

O governo Bolsonaro está se aproveitando da guerra na Ucrânia para ampliar a sua guerra particular contra os povos indígenas e seus territórios no Brasil. É o que denunciam várias organizações e movimentos em defesa dos povos originários, diante de declarações de Bolsonaro e ações do governo nos últimos dias. Em suas redes sociais, Bolsonaro afirmou que com a guerra na Ucrânia o país corre o risco de sofrer com escassez de fertilizantes importados da Rússia, pelo agronegócio brasileiro, e que a solução para esse problema seria a liberação da mineração de terras indígenas no país.

 

“Em 2016, como deputado, discursei sobre nossa dependência do potássio da Rússia. Citei três problemas: ambiental, indígena e a quem pertencia o direito exploratório na foz do Rio Madeira (existem jazidas também em outras regiões do país)”, escreveu Bolsonaro no Twitter. “Nosso Projeto de Lei n° 191 de 2020, ‘permite a exploração de recursos minerais, hídricos e orgânicos em terras indígenas’. Uma vez aprovado, resolve-se um desses problemas”, disse o presidente.

 

Este ano, o PL 191/2020 foi listado pelo governo como uma de suas prioridades a serem aprovadas no Congresso Nacional. O projeto é uma carta branca para todo tipo de exploração em terras indígenas, entre elas a mineração, o garimpo, a extração de petróleo e gás, a construção de hidrelétricas, agropecuária e turismo. A mineração dentro de terras indígenas teria como resultados impactos gravíssimos para a saúde das comunidades, sua sobrevivência, além de destruição do meio ambiente.  As comunidades indígenas sequer teriam poder de veto em relação a atividades de mineração e construção de hidrelétricas. Seriam apenas “consultadas”. Na prática, significaria o agravamento do genocídio de povos originários.

 

FONTE: CSP-CONLUTAS, com edição. 

Leia Também