Dispostos a iniciarem a radicalização da luta, professores da Uefs farão protesto na capital baiana

26/02/2022

Ouvir a matéria:

Um ato público na Secretaria Estadual da Educação (SEC), pela manhã, e na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) com ida a gabinetes de deputados, à tarde, em Salvador, será realizado no dia 9 de março.  A mobilização, encaminhada pelo Fórum das ADs, foi aprovada em assembleia docente da Uefs de quinta-feira (24). Consternados, mas, firmes, os professores demonstraram forte disposição para construir a radicalização das ações.

 

A proposta da categoria com a manifestação programada para 9 de março é intensificar a mobilização para forçar o governo Rui Costa a recebê-la e retomar a mesa de negociação permanente interrompida de forma unilateral pelos gestores públicos há dois anos. Grande conhecedor da pauta do movimento docente, o secretário estadual da Educação (SEC) desde fevereiro de 2019 e também professor da Uefs, Jerônimo Rodrigues, segue omisso à cobrança do Fórum das ADs e conivente com o descaso do governador para com o sucateamento das universidades estaduais da Bahia.

 

À frente da pasta há três anos, Rodrigues só esteve com a categoria uma única vez, quando o Comando de Greve dos docentes da Uefs aproveitou sua vinda a um evento oficial no Instituto de Educação Gastão Guimarães, em Feira de Santana, e compareceu ao local. Na ocasião, os servidores reivindicaram a abertura das mesas de negociação sobre a pauta 2019. Durante a reunião, o chefe da pasta reconheceu a falha do governo Rui Costa em não inserir, ao longo dos anos, as universidades estaduais nas discussões sobre as políticas educacionais do Estado. Respostas nunca foram dadas aos professores, apesar do compromisso firmado. 


Ainda conforme encaminhamento da assembleia ocorrida quinta-feira (24), caso o governo Rui Costa, o que vale também para o secretário da SEC, não receba o movimento docente, a diretoria da Adufs deve remeter ao Fórum a proposta de nova rodada de assembleias nas quatro universidades para avaliar a radicalização das ações e apreciar o indicativo de greve.

 

Dados

Na assembleia, o diretor da Adufs, Gean Santana, fez um breve histórico sobre as diversas tentativas de forçar o governo a receber os professores e as perdas salariais da categoria. Tomando como base janeiro deste ano, o percentual necessário para reposição salarial, considerando que desde 2015 este direito vem sendo negado, é de 50,8%.

 

O professor apresentou o comparativo dos vencimentos dos docentes que trabalham em regime de Dedicação Exclusiva (DE), 40 horas e 20 horas, considerando o ínfimo reajuste do governo e o reajuste necessário para repor as perdas salariais entre janeiro de 2015 e dezembro de 2021. Segundo o estudo, o professor DE, Auxiliar, nível A, terá um vencimento básico, conforme a Lei Nº 14.406/21, de R$ 5.689,92. Se consideradas as perdas salariais neste período, o valor aumentaria para R$ 7.820,57. 

 

Tabelas elaboradas por Gean Santana com exemplos para o caso do professor Auxiliar nível A, D, E e professor Pleno DE (início e topo da carreira) mostram o impacto da Lei Nº 14.406 nos salários líquidos. Para o professor Auxiliar, o acréscimo no salário líquido foi de 7,86%; enquanto os descontos aumentaram 14,45%. Veja a tabela


“Estou na Uefs desde 1995. Vejo que Rui Costa foi o pior governador para o serviço público. Suas práticas se alinham muito ao governo Bolsonaro, que massacra o funcionalismo e sucateia o serviço público”, alertou Jucelho Dantas, lotado no Departamento de Ciências Biológicas da Uefs.

 

A pauta de reivindicação 2022 foi protocolada nas instâncias do governo em dezembro do ano passado.  Os pontos presentes no documento reforçam a defesa das universidades estaduais baianas, do Estatuto do Magistério Superior, do reajuste salarial e dos direitos trabalhistas. Os professores têm buscado a Justiça de forma recorrente para garantir os seus direitos.

 

Congresso do ANDES-SN

Os presentes à assembleia aprovaram os seis delegados que representarão a Adufs no 40º Congresso do ANDES-SN, agendado para acontecer entre 27 de março e 1º de abril, em Porto Alegre. Foram eleitos como delegados, por ordem de votação, Elson Moura, Acácia Batista, Sarah Rios, Reinalda Oliveira e Rosevaldo Ferreira e Gracinete Souza. Pela diretoria foi indicado o professor João Diógenes. Os suplentes eleitos, também por ordem de votação, são Ana Karen Oliveira, Paulo Riela e Neima Oliveira.  

 

O tema do 40º Congresso do ANDES-SN é: A vida acima dos lucros: ANDES-SN 40 anos de luta!

Leia Também