A cada duas horas, um jovem negro foi morto violentamente no Brasil, entre 2016 e 2020

27/10/2021

Ouvir a matéria:

De 2016 a 2020, a cada duas horas, um adolescente negro, entre 15 e 19 anos, morreu vítima da violência no Brasil. Os números assustadores revelam que, para além de uma herança da escravidão, o extermínio da juventude negra e pobre no país trata-se de um plano sistemático levado a cabo pelo estado.

Divulgado na última sexta-feira (22), o levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) foi realizado a partir de boletins de ocorrência registrados em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Desta forma, os números podem ser ainda piores devido à subnotificação dos crimes.

34.918 mortes violentas de crianças e jovens no Brasil foram registradas nos últimos cinco anos. Destas, 31 mil vítimas tinham idade entre 15 e 19 anos. 80% delas (25.592) eram negras. Para comparação, é como se o maior avião da Boeing caísse todo mês repleto de jovens negros e negras.

Ampliando a análise para crianças a partir de 10 anos, a maioria das vítimas é do sexo masculino (91%) e alvo de armas de fogo (83%) em casos de homicídio doloso, feminicídio, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes em decorrência de intervenção policial. Segundo o estudo, cerca de 90% das mortes violentas são homicídios dolosos.

 Leia mais no site da CSP-Conlutas.

Leia Também