Em manifestação, professores reivindicam mais verbas

27/11/2012

Como parte do calendário de mobilização, além de paralisarem as atividades acadêmicas, com adesão maciça da categoria, mais uma vez, os docentes das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) realizaram ato público, em frente à Assembleia Legislativa (Alba), para cobrar do governo Wagner mais investimentos para as instituições de ensino e a discussão da pauta de reivindicações 2012.

Durante a manifestação na Alba, na quinta-feira (22), os representantes das ADs, DCEs, Sintest e Andes-SN entregaram um documento com as reivindicações dos docentes, estudantes e servidores técnicos aos deputados José Neto, líder do governo, Marcelo Nilo, presidente da Casa, Bruno Reis, líder da oposição, e Kelly Magalhães, presidente da Comissão de Educação Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público. Ao receber o documento, a deputada se comprometeu com a reivindicação das categorias e afirmou que irá solicitar emendas parlamentares à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) visando mais recursos para a educação pública superior na Bahia.

O documento reivindica emendas parlamentares à LDO que contemplem um aumento no orçamento destinado às universidades em 2013 e solicita uma sessão especial para discutir a situação das Ueba. Somente na Uefs, a diferença do valor pleiteado pela Reitoria e o destinado pelo governo para 2013 supera R$ 12 milhões.

Na proposta de Lei Orçamentária para 2013, o governo do Estado destina R$ 903.403.640,00 milhões, recurso que representa menos de 5% da Receita Líquida de Impostas (RLI) prevista para o próximo ano. Desde o ano passado, o Movimento Docente já apontava a necessidade de que este percentual fosse elevado para, pelo menos, 7%.


REUNIÃO TÉCNICA

Nesta quinta-feira (29), acontece a primeira “reunião técnica” marcada pelo governo durante encontro com o Fórum das ADs e o Andes-SN, no dia 30 de outubro, para discutir a reivindicação salarial 2012. Já a segunda será no dia 18 de dezembro. Ambas serão realizadas às 9h, na Secretaria Estadual da Educação (SEC).

A expectativa do Fórum das ADs é de que as negociações sobre o reajuste salarial de 28% e o restante da incorporação da CET (24,97%) sejam separadas. Há um entendimento pela categoria de que esta última já está negociada, fruto da greve de 2011, faltando apenas definir o cronograma e os índices.

Leia Também