Paralisação e Ato na Alba marcam o Dia Estadual de Luta

21/11/2012

Nesta quinta-feira (22), os docentes das quatro Ueba suspendem as atividades acadêmicas e realizam um Ato Público em frente à Assembleia Legislativa. De acordo com o calendário aprovado nas assembleias, as ações visam forçar o governo a negociar a pauta de reivindicações 2012. A expectativa da diretoria da Adufs é de que haja um comparecimento expressivo para demonstrar ao governo a insatisfação com as condições precárias em que vivem as Ueba. Para facilitar a participação dos que residem em Feira de Santana, será providenciado transporte, que sai do Módulo IV às 7 horas.
 
É importante ressaltar que não foi uma mera coincidência o governo receber o Fórum das ADs e o Andes-SN, no dia 30 de outubro, somente após as mobilizações. Muito menos, ter agendado duas “reuniões técnicas” para discutir a reivindicação salarial, dias 29 de novembro e 18 de dezembro. Entretanto, a questão do orçamento ficou em aberto.

Considerando que na proposta de Lei Orçamentária para 2013 o Executivo destina apenas R$ 903.403.640,00 milhões, o estrangulamento orçamentário nas Ueba está mantido. Estes recursos representam menos de 5% da Receita Líquida de Impostas (RLI) prevista para o próximo ano. Desde o ano passado, o Movimento Docente apontava a necessidade de que este percentual fosse elevado para, pelo menos, 7%. Tal reivindicação conta, inclusive, com o apoio das entidades representativas dos estudantes, dos técnico-administrativos e também dos reitores.
 
A ideia de realizar o Ato na Alba foi avaliada como importante para que a denúncia sobre a penúria financeira das universidades possa ter repercussão entre os deputados, aos quais será entregue documento solicitando que façam emendas ao projeto de lei do governo aumentando o montante então definido pelo Executivo para a educação superior.

Leia Também