Confederação Europeia faz mobilização nesta quarta (14)

14/11/2012

Manifestações contra os ataques ao modelo social que marcaram a convivência dos países da União Europeia foram realizadas nesta quarta-feira (14) em boa parte dos países do continente.  A primeira jornada de resposta conjunta por parte dos trabalhadores europeus é promovida pela Confederação Europeia de Sindicatos (CES), que convocou para esse dia uma jornada de ação e solidariedade por um contrato social para a Europa.

A Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL), a maior do país, convocou os trabalhadores italianos para que adiram nesse dia a uma greve de quatro horas. Os sindicatos franceses também convocam para a mobilização desse dia. Na Alemanha, segundo fontes sindicais, serão realizadas ações de solidariedade e assembleias nos locais de trabalho. A Bélgica também responderá ao apelo da CES com uma manifestação em Bruxelas.

Os sindicatos gregos promovem uma greve de 48 horas nos dias 6 e 7 de novembro, e a República Checa e a Eslovênia, por sua vez, se unirão a onda de protestos contra a austeridade e a favor de uma saída social para a crise com manifestações convocadas por seus sindicatos majoritários para os dias 16 e 17 de novembro.

Leia Também