Estaduais cearenses realizam ato público

29/10/2012

Docentes e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), da Universidade Regional do Cariri (Urca) e da Universidade Estadual Vale do Acaraú (Uva) realizaram na última quarta-feira (24), em Fortaleza, o ato público “A academia vai ao Palácio”, como forma de pressionar o governo estadual a negociar com a comunidade acadêmica.

A pauta do movimento reivindica concurso para professor/servidor; regulamentação do PCCV; equiparação salarial substituto/efetivo; assistência estudantil e implantação do piso. Os três sindicatos argumentam que desde a última greve, em 2008, o governador tem se negado a receber os representantes das três universidades estaduais.

na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), o reitor Carlos Alberto Silva e o secretário estadual de Administração, Paulo Ivan, não compareceram à audiência convocada pelo Ministério Público Estadual para tratar sobre irregularidades no corte de salários dos docentes da Instituição de Ensino Superior. Também não mandaram representantes.

O promotor de Justiça, Fernando Santos, autor da convocação, remarcou a audiência para esta segunda-feira (29). Para a diretoria da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), a ausência do reitor e do secretário estadual de Administração é mais uma demonstração da falta de disposição do governo para dialogar com a categoria docente e um grande desrespeito ao Ministério Público Estadual. A Associação também fez formalmente vários pedidos de reunião com reitoria e Secretaria de Administração, mas não houve sucesso.

O corte de salários foi uma medida de retaliação do governo e reitoria contra os docentes da Uespi, que fizeram greve no início do segundo semestre letivo. O desconto salarial, de até 90% dos vencimentos, foi feito sem ordem judicial e sem qualquer amparo legal.

Leia Também