Comunidade acadêmica fará grande ato em defesa das Ueba e dos servidores públicos

18/07/2016

Na próxima quarta-feira (20), professores/as, estudantes e técnico-administrativos das quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) irão às ruas da capital baiana em um grande ato em defesa das instituições. Neste dia, as atividades serão suspensas nos campi. A concentração está marcada para às 8h30, na praça Newton Rique, em frente ao Shopping da Bahia, antigo Iguatemi. Aos que moram em Feira de Santana, a diretoria da Adufs orienta que procurem a secretaria do sindicato até às 12h do dia 19 deste mês para inserir o nome na lista de presença. O ônibus sairá do Módulo IV da Uefs às 6h, com retorno previsto para às 13h.

A comunidade acadêmica denunciará à sociedade baiana a atual situação de penúria pela qual passam as Ueba, anualmente ameaçadas pelo projeto do governo estadual de desmonte da educação pública. Bandeiras, faixas, cartazes, camisas e outras peças reforçarão a denúncia, exigindo mais verbas para as universidades, respeito aos direitos trabalhistas e política de permanência estudantil.

O ato deve contar com a participação de outras categorias de servidores, que farão mobilização na Praça da Piedade e na Secretaria Estadual da Educação (SEC). Em plenária realizada no dia 30 de junho, a Federação dos Trabalhadores Públicos do Estado da Bahia (Fetrab), conforme proposto pelo Fórum das ADs, indicou aos sindicatos da base a convocação de assembleias para endossar a paralisação. A proposta é levar às ruas a pauta que unifica as categorias de servidores rumo à greve geral, que é a luta pelo pagamento integral do reajuste linear e contra o Projeto de Lei 257, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241 e a reforma da Previdência Social. 

Leia mais sobre a assembleia que aprovou a paralisação.

Leia Também