UEBAs sofrem desmonte silencioso com subfinanciamento e cortes recordes; perdas somam 1,26 bi nos últimos cinco anos

25/11/2025

O financiamento das quatro universidades estaduais baianas (UEBAs) vive um ciclo de retração profunda desde 2016. O orçamento destinado às quatro universidades estaduais (UEBAs) reduziu-se drasticamente em relação à arrecadação estadual permitiria e sofrem cortes dos recursos aprovados em leis orçamentárias. 


Vinculação de recursos: 7% da RLI

Diante desse cenário, o Fórum das ADs (FAD), que reúne as quatro Associações de Docentes estaduais, reforça a necessidade de estabelecer uma política de financiamento estável e protegida contra cortes. A reivindicação histórica é clara: 7% da RLI como orçamento mínimo para as UEBAs e execução integral do que for aprovado: sem tesoura!


O debate do novo Plano Plurianual (2026–2029) abre uma oportunidade estratégica para realizar essa vinculação, reverter o ciclo de sucateamento imposto à educação superior estadual e fortalecer o papel das UEBA no desenvolvimento da Bahia. 


O FAD atuará junto a parlamentares e comissões da Assembleia Legislativa da Bahia na luta para que avance a pauta do fortalecimento do financiamento das Universidades Estaduais da Bahia, em especial que mais recursos sejam previstos já para o ano de 2026.


Fonte: Fórum das ADs.


Leia Também