Comunidade acadêmica critica ataques à educação pública superior

01/06/2016

A cerimônia alusiva aos 40 anos da Uefs além de ser comemorativa, serviu de espaço para professores, estudantes e técnico-administrativos denunciarem a grave crise financeira que dificulta a continuidade das atividades e cobrarem dos representes do governo presentes a garantia das condições plenas de funcionamento da universidade. Diretores da Adufs estiveram presentes no evento realizado na noite de terça-feira (31).

Nas falas, os representantes das entidades que compõem a comunidade acadêmica criticaram as consecutivas reduções no orçamento destinado para a universidade, a demissão dos trabalhadores terceirizados e a suspensão e/ou redução de alguns projetos e serviços, como o cancelamento do transporte de servidores para Salvador e o corte no adicional de insalubridade. Também destacaram que a Uefs encontra cada vez mais dificuldade para manter-se em funcionamento.

Apesar das constantes investidas do governo estadual, que deveria zelar pela educação pública de qualidade, os representantes das entidades refirmaram a disposição à luta em defesa deste importante patrimônio do povo baiano. Rodrigo Osório, diretor que representou a Adufs na cerimônia oficial, disse que as quatro décadas de existência da Uefs devem ser lembradas, acima de tudo, como um ato político de demarcação e fortalecimento de projetos e lutas.

“A redução vergonhosa do orçamento da Uefs, assim como das demais universidades estaduais, faz parte de um amplo quadro de ataques do governo, que inclui a suspensão dos concursos públicos, o confisco ao reajuste linear, o bloqueio das promoções, progressões e das alterações de regime de trabalho, a condenação dos professores em regime de Dedicação Exclusiva, entre outros. Lembrar os 40 anos é marcar quatro décadas de dificuldades. E esse período mostra que através da luta sempre avançamos, a despeito do desprezo de todos os governos às Ueba. Sinto-me honrado em memorar, como membro desta diretoria, a luta dos docentes em defesa desta instituição. A Adufs ajudou a construir a Uefs, seja organizando e mobilizando a categoria, seja democratizando as estruturas universitária e defendendo a sua autonomia”, afirmou o diretor.

Rodrigo Osório representou a diretoria da Adufs 

Cerimônia
O evento oficial em alusão aos 40 anos da Universidade Estadual de Feira de Santana contou com a exibição de um vídeo institucional com informações sobre a estrutura da Uefs, a apresentação do coral da instituição, do grupo musical Coisa de Índio, formado por estudantes da Residência Indígena, do autor de cordéis Romildo Alves e de um duo de dança clássica, mais a premiação da mostra fotográfica "Uefs 40 anos: patrimônio do povo baiano". O professor, jurista e jornalista Edivaldo Machado Boaventura proferiu palestra com o tema "Uefs 40 anos".

Além das falas dos representantes docente, discente e dos técnico-administrativos, houve os pronunciamentos do reitor e do secretário da Educação em exercício, Wilton Cunha. Também estiveram presentes membros da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Prefeitura Municipal.

Clique aqui para visualizar as fotos »

Leia Também