Comunidade acadêmica da Uefs prepara Assembleia Geral Universitária

21/11/2015

Professores, estudantes e técnico-administrativos da Uefs organizam uma Assembleia Geral Universitária (AGU) para o dia 3 de dezembro, às 14h, no Canteiro Central da Uefs. Juntas, as categorias discutirão a grave crise financeira nas Universidades Estaduais da Bahia (Ueba). A comunidade externa também será convocada a participar do debate.

Espaço democrático de discussão, a AGU contribuirá com o fortalecimento da luta unificada contra o projeto do governo Rui Costa de desmonte da educação pública, penalizada, principalmente, com a anual redução de recursos para custeio, investimento e manutenção. Na Uefs, por exemplo, em função do contingenciamento, alguns serviços estão sendo mantidos, ainda que de forma precária, à custa do comprometimento da execução de atividades essenciais ao funcionamento da instituição.

Em outubro, quando a reitoria foi obrigada a remanejar verba destinada à compra de material didático, viagens de campo e obras para garantir o pagamento, no mês de novembro, das empresas responsáveis pela contratação dos trabalhadores terceirizados da vigilância e da limpeza. A medida, no entanto, atende a demanda emergencial, mas não resolve o problema. Como não há, por parte do governo, a possibilidade de suplementação no orçamento ainda para este ano, a manutenção das atividades no mês de dezembro é uma incógnita.

“A AGU será a resposta da comunidade acadêmica ao contínuo processo de precarização das condições de trabalho e estudo, o que impede as Ueba de garantirem, de forma plena, o ensino, a pesquisa e a extensão. A categoria defenderá o acréscimo de mais R$ 488.258.607,50 na Lei Orçamentária Anual (LOA) prevista para 2016, o que significa 7% da RLI para as Ueba. Também é importante defender a destinação de 1% da RLI para a permanência estudantil, disse Elson Moura, diretor da Adufs.

A decisão de convocar a Assembleia Geral Universitária foi discutida amplamente em diversas reuniões entre as diretorias da Adufs, do Sintest e representantes estudantis. Até a realização da AGU, estão previstas as seguintes atividades de mobilização: panfletagem no pórtico da universidade na segunda-feira (23), às 7h; passagem em sala de aula; participação na recepção aos calouros; presença na Aula Magna, onde ainda ocorrerá fala dos representantes das entidades; além de nova visita às rádios. Nesta semana, representantes das três categorias da Uefs estiveram nas rádios de Feira de Santana para denunciar a crise financeira na instituição. Quarta-feira (25), às 15h, uma nova reunião encerrará a discussão sobre o Regimento da AGU.