Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria prepara luta contra Funpresp

12/11/2015

O ANDES-SN realizou em Recife (PE), nos dias 6, 7 e 8 de novembro, o XVIII Encontro Nacional de Assuntos de Aposentadoria. O evento iniciou um dia depois da presidente Dilma Rousseff sancionar a adesão automática dos Servidores Públicos Federais (SPF) ao Funpresp, fundo de pensão complementar que usa as contribuições dos trabalhadores para especular no mercado financeiro sem garantir retorno no momento da aposentadoria, e debateu intensamente mais esse ataque aos direitos de aposentadoria. Os professores da Uefs foram representados por Sarah Rios e Jossel Borges. 

O principal tema do encontro, que contou com a participação de 24 seções sindicais, foi a relação entre o fundo público e os direitos da aposentadoria. Alexandre Santos, 1º vice-presidente da Regional Planalto e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN, ressalta que “Vivemos um estado mínimo para os trabalhadores e máximo para o capital. A expressão disso é que quase 50 % do que o estado arrecada vai para o pagamento de juros e amortizações da dívida pública. Portanto, o fundo público é convertido para o capital e não para os trabalhadores”, afirma o docente. É nesse contexto que surgem as medidas de reconfiguração da seguridade social e da aposentadoria, buscando sempre intensificar o repasse de recursos para o capital financeiro.

O docente considerou o encontro muito positivo por ter cumprido seu papel de armar a categoria para enfrentar os ataques à aposentadoria e à seguridade social. 

Confira o calendário de mobilização:

NOVEMBRO
17: Dia nacional de luta com atos e paralisações em defesa do caráter público da universidade - contra a PEC 395/2014, PLC 77/15 e PL 4643/12;

28 e 29: Reunião do Setor das Ifes, em Brasília (DF) 

Leia Também