Reunião da Coordenação Nacional define Marcha para 18 de setembro
24/08/2015
A Coordenação Nacional da CSP Conlutas, reunida de 21 a 23 deste mês, em São Paulo, aprovou a realização de uma grande manifestação em 18 de setembro contra o governo Dilma, o ajuste fiscal e a oposição de direita. Também foram apresentados e votados os relatórios dos grupos setoriais, resoluções e moções. A principal resolução política aprovada na reunião foi o posicionamento diante da crise nacional e dos ataques do governo Dilma em acordo com a direita. Pela Adufs, estiveram presentes as diretoras Gracinete Souza e Larissa Penelu.
Os participantes reafirmaram que os protestos realizados no país dias 16 e 18 de agosto não os representam, pois foram construídas por grupos e partidos da direita. Entende-se que não há diferença entre o governo do PT e a oposição de direita nos ataques que têm sido impetrados aos trabalhadores recentemente, entre eles, o ajuste fiscal, o Plano de Proteção ao Emprego (PPE), o projeto das terceirizações e as medidas provisórias 664 e 665. Portanto, defendeu-se que é necessário apresentar uma outra saída, que seja da lutas dos trabalhadores em defesa de seus direitos. Outras resoluções foram aprovadas na reunião da Coordenação e serão divulgadas em breve.
Durante os três dias de reunião houve um painel com Maria Lúcia Fatorelli, que fez uma exposição sobre a situação fiscal na Grécia. Ainda foi divulgada a prestação de contas da Central, aprovadas moções e eleita a nova Secretaria Executiva Nacional (SEN) e o Conselho Fiscal da Central, gestão 2015-2017.
A diretora Larissa Penelu conversou com os participantes sobre a situação caótica em que se encontra o transporte público em Feira de Santana, suspenso desde o último domingo (16), e falou sobre os protestos organizados por diversos movimentos sociais contra o BRT, novo sistema de transporte urbano construído arbitrariamente pela prefeitura. Uma moção de repúdio à atuação do prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, foi aprovada pelos participantes da reunião da Coordenação Nacional da CSP Conlutas. Nos próximos dias, confira a moção no site da Adufs.
Clique aqui para visualizar as fotos »