Audiência pública discute mobilidade urbana com participação popular

16/06/2015

A Câmara dos Vereadores realizou audiência pública com o tema “A problemática do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Feira de Santana e a questão do Plano de Mobilidade Urbana do Município”, no dia 10 deste mês. Estiveram presentes, representantes da Campanha Feira em Movimento, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), da Comissão de Obras, Urbanismo, Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, além de membros da comunidade.

A Audiência foi uma exigência dos membros da Campanha que constataram a inexistência de uma audiência com este caráter participativo desde 2009. Segundo o membro da Campanha, Cléo Emídio, a principal reivindicação do movimento é a participação da população na construção de um projeto de mobilidade urbana. “O direito à cidade é fundamental para a vida das pessoas e para que isso seja respeitado é necessário um planejamento com participação popular e a criação do PDDU”, afirmou.

Durante a audiência, os representantes da Câmara falaram das tentativas para a criação de um Plano, o que acabou sendo inviabilizado por questões estruturais. Para a Campanha, a justificativa da Casa Legislativa é apenas uma tentativa de mascarar a real situação de descaso com a população.

A crítica da Campanha, foi ainda maior, ao explicitar que o projeto atualmente apresentado pela Prefeitura, o Bus Rapid Transit (BRT), não contempla as necessidades que a cidade tem. O projeto é insuficiente na medida em que prioriza apenas dois corredores centrais da cidade, excluindo os bairros mais populosos que já sofrem atualmente com uma demanda de transporte público insuficiente.

Questionados sobre o que deve ser feito, os representantes da Comissão afirmaram que a Prefeitura já está tentando resolver a situação do PDDU, abrindo edital para contratação de uma empresa com profissionais especializados para construir o Plano. No entanto, os membros da Campanha reivindicam que esta construção não seja feita apenas por estes profissionais especializados, mas sim, com a ampla participação da população local. Os representantes da Campanha propuseram ainda que seja realizada uma audiência pública exclusiva para discutir o BRT, proposta que deve ser analisada pela Câmara de Vereadores.

Segundo Cléo Emídio, na terça (12), houve uma reunião da Campanha para avaliar as ações realizadas, a audiência pública e construir a agenda do movimento para o próximo semestre. A Campanha Feira em Movimento: Cidade pra Quem? é formada por representantes de diversas categorias que juntos querem construir um plano de mobilidade urbana com participação popular. As reuniões da Campanha são abertas a todos que desejarem contribuir com esse diálogo em prol da mobilidade urbana.

Confira o vídeo da Audiência Pública clicando aqui.

Leia Também