Pressionado pelo Movimento Docente, governo se compromete com a discussão do orçamento
12/06/2015
Na reunião realizada na quarta-feira (10), o governo que na reunião anterior se comprometeu com a nova proposta de remanejamento de vagas nas classes compatível com a resolução das filas de promoções docente nas quatro Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), para a surpresa da categoria, disse que não havia nada a apresentar além das 20 vagas anunciadas no encontro do dia 20 de maio. Por sua vez, O Fórum das ADs, que já havia rechaçado a proposta por não resolver o problema do quadro de professores, pressionou o governo e conseguiu propor um cronograma de debates que prevê, inclusive, a discussão do orçamento que, segundo o governo, foi reservado junto às reitorias para assegurar essas promoções.
Conforme encaminhamento da reunião, existe a possibilidade de o governo discutir a alteração no quadro de vagas, o que aumentaria a possibilidade de solucionar as promoções docente. Sobre a mudança de regime de trabalho, foi dito que os processos deveriam ser de compromisso das reitorias, mas que a pauta entraria no cronograma de debates, juntamente com a ampliação do orçamento destinado às Ueba.
A próxima reunião entre o Fórum das ADs e o governo será na próxima terça-feira (16), 9h, na Secretaria da Educação (SEC). Na ocasião, o Movimento Docente (MD) apresentará a contraproposta à minuta da lei 7176/97, que regulamenta o funcionamento das Ueba. A categoria exigiu a presença do Fórum de Reitores, em função de na reunião do dia 3 deste mês, o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Wilton Cunha, ter atrelado a crise financeira das instituições à um problema administrativo das reitorias.