Professores ocupam cerimônia do governo e exigem reunião para discussão da pauta

02/06/2015

A força do Movimento Docente (MD) das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) garantiu mais uma conquista. Na última segunda (1º), representantes do Comando de Greve da Associação dos Docentes da Uesb (Adusb) quebraram o protocolo oficial do governo, durante cerimônia realizada em Vitória da Conquista, e abordaram o secretário da Educação, Osvaldo Barreto, para forçá-lo a discutir e avançar na pauta. Após pressão, o governo marcou o encontro para esta quarta (3), 10h, na Secretaria da Educação (SEC).

Na reunião, o Fórum das ADs exigirá a retomada da negociação das reivindicações protocoladas em dezembro do ano passado. É urgente que o governo apresente uma proposta que amplie os recursos destinados às universidades, pois ao insistir no discurso da “déficit nas contas públicas” para justificar a recusa, intensifica o processo de sucateamento da educação pública e empurra as instituições à crise.

“Temos uma pauta que envolve orçamento, valorização da carreira e autonomia universitária. Ela não pode ser negociada de maneira fragmentada, como propõe o governo. Nossa luta já resultou na apresentação de uma minuta de PL à lei 7176/97, que é um avanço, mas muito pouco diante a demanda”, disse Gracinete Bastos, diretora da Adufs, reforçando que a pressão do MD ainda garantiu que o governo não retaliasse os grevistas com o corte dos salários, como fez Jaques Wagner na greve de 2011.

Além das atividades definidas semanalmente pelo Comando de Greve em cada universidade, o Fórum das ADs está finalizando a discussão da minuta ao PL 7176/97 apresentada pelo governo na reunião do dia 20 de maio. A construção do documento leva em consideração as demandas apontadas em reunião por cada uma das quatro associações de professores. A Adufs realizará assembleia no dia 11 de junho, às 14h30, no auditório do Módulo IV, para, dentre outros pontos, apreciar a minuta ao PL. Finalizada a rodada de assembleias nas quatro Ueba, o Fórum das ADs apresentará ao governo, em reunião marcada para 16 de junho, 9h, na SEC, uma contraproposta.

AGENDA DE MOBILIZAÇÃO

Como parte das mobilizações da greve, o Fórum das ADs está organizando um grande ato público em frente ao Iguatemi, em Salvador, no dia 10 de junho, para alertar a população sobre o descaso do governo para com a educação pública superior. Faixas, cartazes, blusas padronizadas e carro de som irão endossar o protesto, que já conta com o apoio de outras categorias em luta na defesa da educação pública. A Adufs irá disponibilizar o transporte àqueles que quiserem participar do protesto. A saída está marcada para 6h, no Módulo 4 da Uefs.

Acompanhe as atividades da próxima semana.

Leia Também