Em assembleia, docentes decidem não apoiar ações do Coletivo Rapinagem e manifestam sua indignação com as atitudes agressivas e jocosas do grupo

25/04/2012

Em Nota Pública (aqui) divulgada ontem (24) a assembleia de professores da Uefs, realizada com a presença de 86 docentes, e com apenas uma abstenção, não reconheceu o grupo auto intitulado “Coletivo Rapinagem” como porta voz legítimo da vontade dos estudantes, muito menos, de toda comunidade acadêmica. A assembleia entende que as reivindicações do grupo (rescisão imediata do contrato com a atual firma que administra/fornece as refeições no RU, o fim do restaurante self service e a gratuidade das refeições para todos os estudantes), atingem toda a comunidade e, por isso, devem ser pautadas pelas entidades (ADUFS, DCE e SINTEST).

Depois de ocupar o restaurante universitário e o self-service, impedindo seu funcionamento, o grupo de estudantes fechou a entrada da universidade por três dias, se negando a estabelecer o diálogo com a reitoria. Após a liberação do acesso ao campus, na quarta (18), voltaram a ocupar o RU. Preocupados com o desenrolar dos acontecimentos, os docentes, na assembleia, discutiram a situação e decidiram não reconhecer como legítima a movimentação destes estudantes. Para a diretoria da ADUFS, não está em xeque a necessidade de lutar por melhorias das condições de estudo e trabalho. Segundo Gean Santana, “A questão é que este grupo age de maneira a desconsiderar a comunidade, usurpando-lhe a fala, recusa-se ao diálogo e, ao mesmo tempo, comporta-se de forma inconseqüente através de agressões verbais e comportamentos desrespeitosos”, afirma o diretor da entidade.

Para a professora Maslowa Freitas (DCHF), que vem acompanhando de perto os acontecimentos, “nós, professores, não podemos ser condescendentes com a prática do tal grupo, que oscila entre a ofensa e a chacota. Afinal que tipo de cidadão pretende-se formar? Lutar e reivindicar são direitos e devem ser exercidos e nisto a ADUFS tem dado um bom exemplo: com democracia e muita firmeza não abre mão dos embates, mas, jamais, perdeu seu senso de responsabilidade e de respeito para com a comunidade”.

A ADUFS deverá convocar nova assembleia para avaliar o desenrolar dos acontecimentos. O DCE marcou uma assembleia para esta quinta (26), para definir o que fazer frente à inviabilização do funcionamento do RU e do self-service por conta da sua ocupação pelo grupo rapinagem, bem como discutir uma pauta de reivindicações.  Acatando sugestão da assembleia da ADUFS, a reitoria vai convocar o Conselho Superior para discutir a situação nesta sexta (27).

Leia Também