Uefs comemora 39 anos em meio à greve em defesa da universidade pública
27/05/2015
No próximo domingo (31), a Uefs comemora 39 anos. Desde a instalação, em 31 de maio de 1976, a instituição tem contribuído com o desenvolvimento social, político e econômico de Feira de Santana e região.
Hoje, mantém 27 cursos regulares de graduação em diversas áreas de conhecimento, além de especializações, mestrados e doutorados, geridos por professores que se preocupam não apenas com a formação acadêmica, mas também com a contribuição dos profissionais para a sociedade. A instituição também faz parte da história e desenvolvimento de alguns movimentos organizados, como a Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau do Estado da Bahia (Sintest) e diversos outros movimentos de estudantes e trabalhadores que lutam pelos direitos trabalhistas e pela universidade.
Embora o esforço seja pela manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão, a Uefs e demais Ueba sofrem os transtornos da redução da verba de custeio e investimento, que tem sido imposta anualmente pelo governo. Em defesa da universidade pública, gratuita, de qualidade socialmente referenciada, os professores estão em greve exigindo, entre outros pontos, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as instituições. Atualmente, a pauta orçamentária é uma reivindicação das três categorias que compõem a comunidade acadêmica.