Adufs comemora 34 anos de luta

20/05/2015

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (Adufs) foi fundada dia 14 de maio de 1981, em meio a um processo de redemocratização nacional que conseguia, através de muita resistência, unir diversas categorias na luta pelo fim do processo ditatorial no Brasil. A ascensão de um movimento classista, em prol da defesa dos direitos dos trabalhadores, em um período de extrema pressão militar, revela a face combativa de uma associação que bravamente vem resistindo às tentativas frustradas de enfraquecimento e cooptação.

Nestes mais de 30 anos de atuação, a Adufs acompanhou a transformação da Fundação Universidade de Feira de Santana (Fufs) em Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), tornou-se Seção Sindical do Andes-SN, em 1989, e comemorou muitas de suas vitórias ao lado das Associações Docentes das outras três Universidades Estaduais da Bahia (Ueba), Adusc, Adusb e Aduneb. Juntas, as instituições, entre outras coisas, participaram da construção do Estatuto do Magistério Superior e de greves que garantiram a ampliação do orçamento nas Ueba.

Não por acaso, as quatro instituições permanecem unidas com o mesmo propósito. Com a deflagração da greve nas Ueba, a partir do dia 11 deste mês, a Adufs se mantém atuante. Entre reuniões do comando de greve, passagens em sala de aula para convencer os colegas a somar forças ao movimento e debates acalorados, 14 de maio foi mais um dia como outro qualquer na Adufs, mais um dia de luta!
 

Leia Também